Quem foi criança na década de 1960 até hoje assistiu e ainda curte o personagem do desenho infantil criado e chamado de Popeye e sua namorada Olívia Palito. Como surgiu esse desenho? Sabe-se que ele foi criado em 1919 pelo cartunista E.C. Sega, como um personagem de uma tira que contava a vida um marinheiro caolho e com um pito no canto da boca para lhe fazer um serviço. Assim, nasceu o Popeye que estreou no cinema e na TV em 1933, em um desenho animado ao lado de Betty Boop.
Meus prezados leitores, existiu a verdadeira história do Popeye? Sim, o personagem foi retirado de um verdadeiro marinheiro polonês chamado de Frank Rocky Fiegel, como se vê, nascido em 1868 e morto em 1947, com algumas das caraterísticas que passaram ao marinheiro engraçado e valentão que gosta de espinafre, o que o torna forte e irresistível na luta contra seu tradicional adversário, o grande barbudo Brutus.
Esse Frank, que serviu de inspiração do personagem Popeye, foi um marinheiro polonês radicado em Illinois nos Estados Unidos, que sempre andava envolvido em lutas e pendengas, sendo conhecido pela sua força descomunal. Daí ter passado ao personagem algumas de suas qualidades no desenho que nos anos 1970 a King Features Syndicate (dona dos direitos dos quadrinhos da turma do Popeye) passou para a Hanna-Barbera para produzir novas séries de desenhos animados do marinheiro e que hoje detém a sua chancela televisiva.
Já Dora Paskel inspirou a criação de Olívia Palito numa pessoa muito magra, alta e que usava o cabelo quase sempre preso. No entanto, essa é outra história…