Vemos, principalmente nos países de origem inglesa, mostrar o dedo do meio para xingar ou menosprezar o oponente/adversário ou até um amigo. Como surgiu essa prática ou costume?  Poucos sabem que tal gesto surgiu durante a guerra de cem anos (1337-1453 ), entre franceses e britânicos. Ou mesmo antes disso.

Vamos aos fatos: graças ao envio de um texto da amiga Clarice Ferté, direto do Canadá,  citando que “antes da batalha de Crécy (Crécy, norte da França, 26.08.1346 ), Felipe VI da França, ordenou aos seus cavaleiros que cortassem o dedo médio da mão de todos os ingleses que seriam apanhados após a vitória, para que nunca mais pudessem usar o arco ou segurar convenientemente a espada”, fiquei sabendo sobre esses dados que ora lhes passo. E outroa mais que passei a pesquisar na Internet

Prosseguindo, os soldados ingleses, por sua vez, mostravam os dois dedos aos combatentes franceses e os da França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados, para evitar que eles conseguissem atirar flechas na batalhas. O gesto britânico seria, portanto, uma provocação, o que ocorria de ambas as partes, como se viu, de forma diferente.

Depois dessa guerra, os vitoriosos ingleses triunfaram, passando a mostrar aos franceses o seu dedo médio como símbolo de vitória. E aí então se popularizou ainda mais, como se verá,   o uso desse gesto para demostrar desprezo ou ganho de algo sobre o outro. Ou já existia antes?

Hoje, acho que em todo o mundo se usa o dedo médio  para gozar com as pessoas, certo ou errado num gesto de insulto ou gozação/desprezo? Ou tem outro sentido esse gesto habitual? Um dos episódios mais conhecidos é o de um intelectual que, ao tentar expressar seu desprezo por um político falastrão, recorreu ao famoso gesto e, ao exibir seu dedo médio, ele ainda acrescentou: “Este é o grande demagogo”.

Como surgiu a prática de mostrar o dedo médio em xingamento? – II

Indo mais a fundo sobre esse gesto, citado em outro texto,  de levantar o dedo médio da mão, recordamos um fato que aconteceu em um programa de televisão ou em algum debate em Nova York ou Londres, ou quotidianamente em todo o mundo, porém, desde a Antiguidade,  no século 4 a.C., em Atenas, quando o filósofo Diógenes deixou claro o que pensava sobre o orador Demóstenes, já se falava sobre o assunto. O dedo médio exibido enquanto os demais são segurados pelo polegar foi documentado por um historiador grego como um gesto de insulto e menosprezo já há dois milênios.

Filósofos da Antiguidade grega, poetas do latim, soldados, atletas, usavam como gesto fálico, mas hoje estrelas pop, crianças, policiais e executivos de televisão – todos conhecem muito bem a força desse insulto. Segundo um antropólogo, esse é um dos gestos de “insulto mais conhecidos” do universo.

Já na obra “Epigrammata”, do poeta latino Marcial, no século 1º d.C., um dos personagens que é conhecido por sempre ter tido boa saúde mostra o dedo médio – “o dedo indecente” – aos seus três médicos e este gesto de mostrar o dedo médio evoca insultos, foi demostrado que  foi observado entre também animais.

De outra banda, o historiador romano Tácito escreveu que tribos germânicas mostravam o dedo médio para soldados romanos, segundo um professor americano, autor de um livro sobre a retórica dos insultos. Em 491 d.C., o dramaturgo Aristófanes faz uma brincadeira em sua peça “As Nuvens”, onde um  dos personagens mostra primeiro o dedo médio e depois aponta para a sua genitália. Contudo, há sinais de que isso pode acontecer até na natureza. Na América do Sul, os macacos-de-cheiro machos são conhecidos por mostrarem seus pênis ereto como forma de insulto, diz Desmond Morris.

Essa outra versão, da já descrita em texto anterior, afirma que o gesto do dedo médio provavelmente chegou aos Estados Unidos graças a imigrantes italianos e não ingleses.  Uma foto de 1886 mostra um jogador de beisebol do Boston Beaneaters fazendo o insulto em um retrato com o time rival, o New York Giants. Por outro lado, os franceses têm a sua própria saudação fálica, de acordo com o antropólogo.

Esse é o  “brás d’honneur” ou “braço da honra”, conhecido no Brasil como banana, que  consiste em apoiar a mão na dobra do outro braço, mantendo erguido – e de punho fechado – o antebraço que ficou livre, é um exemplo paralelo. Também existe o gesto típico dos britânicos de exibir os dedos médios e indicador em formato de “V”, com a palma da mão voltada para o próprio corpo e que se espalhou pelo mundo, mas apesar de historiadores e acadêmicos ainda debaterem até hoje a origem do gesto, o mito popular é que ele foi feito pela primeira vez na batalha de Agincourt, de 1415.  

Como foi descrito, de acordo om o folclore, soldados ingleses mostravam os dois dedos aos combatentes franceses na batalha ou guerra citada de 1337, quando os soldados da França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados, para evitar que eles conseguissem atirar flechas. O gesto britânico seria, portanto, uma provocação. Esse  gesto  ofensivo de mostrar o dedo médio erguido parece ter ultrapassado barreiras culturais, linguísticas e nacionais, e hoje em dia é visto em tudo que é lugar, de estádios de futebol a shows de rock em todo o mundo, como provocação e gozação. Tá certo?

Eucárdio De Rosso

Eucardio Antonio De Rosso, é Jornalista e escritor.

Comentários

Deixe a sua opinião