Anúncio Publicitário.

Foi publicada nesta quinta (30) portaria do procurador-geral da República, Augusto Aras, nomeando os membros do Ministério Público Federal que exercerão o cargo de procurador-chefe nas unidades da instituição entre 1º de outubro de 2021 a 31 de outubro de 2023.

Na Procuradoria Regional da República da 4ª Região, unidade localizada em Porto Alegre, será o procurador regional da República Antônio Carlos Welter. Sua substituta será a também procuradora regional da República Ana Luisa Chiodelli von Mengden.

Em outra portaria publicada nesta quarta, Aras nomeou os membros do MPF que exercerão, no mesmo período, as funções de procurador regional eleitoral e procurador regional eleitoral substituto nos estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, serão os procuradores regionais da República José Osmar Pumes (titular) e Maria Emília Corrêa da Costa (substituta).

Todos haviam sido eleitos em votação realizada por seus pares em 30 de agosto.

Conheça a trajetória de cada um

Antônio Carlos Welter
Eleito procurador-chefe no biênio 2021/2023

Nascido em Três de Maio (RS), é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Ciências Criminais pela Universidade de Coimbra (Portugal). Foi procurador do Estado do Rio Grande do Sul entre 1993 e 1997. Integra o Ministério Público Federal desde fevereiro de 1997, sendo lotado inicialmente na PRM de Criciúma (SC). Atuou em Novo Hamburgo (1999-2002) até ser removido para a PR/RS, onde oficiou perante a Vara de Lavagem e Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Naquela unidade, foi coordenador criminal e procurador-chefe por dois biênios. Promovido em 2013, foi lotado na PRR1, em Brasília, retornando por remoção ao Rio Grande do Sul, para a PRR4, em 2014. Ocupa o 31º ofício especializado criminal da PRR4 e desde 2019 é o coordenador da Unidade Descentralizada da Corregedoria do MPF na 4ª Região. Atuou em diversas operações criminais, entre estas Ouro Verde, Curto-circuito, Mãos Dadas, Lava Jato, Corredor Sudoeste, DirtyNet, Miguelito e Fake Sat.

Membros do MPF para procuradores-chefes e procuradores regionais eleitorais
Antonio Welter. Foto: Ascom PRR4

Ana Luisa Chiodelli von Mengden
Eleita procuradora-chefe substituta no biênio 2021/2023

Formada em Direito pela PUC/RS e mestre na área com a dissertação “Sistema Financeiro Nacional: regulação e reflexos sancionatórios”, foi aprovada no 13º concurso do MPF, ingressando na carreira em 1996. Lotada inicialmente em Porto Alegre, atuou na área criminal e junto à Vara de Lavagem e Crime contra o Sistema Financeiro Nacional. Em 2008, foi promovida e lotada na PRR4. Foi coordenadora da Comissão sobre Teses Recursais da 2ª CCR e integra a Comissão Permanente de Gestão e Implementação de Projetos de Business Intelligence no MPF. Exerceu a função de coordenadora da Área Criminal na primeira e na segunda instâncias em várias gestões. Atuou, entre outras, nas operações Toto Bola, Toupeiras, Bola de Fogo, Fênix e Lava Jato. É doutoranda pela Universidade de Estudos de Roma Tor Vergata.

Membros do MPF para procuradores-chefes e procuradores regionais eleitorais
Ana luisa. Foto: Ascom PRR4

José Osmar Pumes
Eleito procurador regional eleitoral no biênio 2021/2023

Natural de Santiago (RS), é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS (1991), com mestrados em Direito do Estado, na mesma universidade (2009), e em Direito Constitucional, pela Universidade de Sevilha (2010). Ingressou no MPF em 1997, após aprovação no 15º concurso para procurador da República, sendo lotado inicialmente em Campinas (SP). Em 1999, removeu-se para Criciúma (SC), onde ficou até 2003. Trabalhou ainda em Novo Hamburgo (RS) e, a partir de 2004, foi lotado na Procuradoria da República do Rio Grande do Sul, atuando por cinco anos no Ofício do Consumidor e da Ordem Econômica e por sete no Núcleo Criminal, especializado em crimes contra o sistema financeiro nacional, de lavagem de dinheiro e praticados por organizações criminosas. Foi integrante dos grupos de trabalho de Telefonia, da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) do MPF, e de Crimes contra o Sistema Financeiro, da 2ª CCR. Promovido em 2016 para a PRR5, removeu-se no ano seguinte para a PRR4. No biênio 2016-2018, foi membro suplente da 5ª CCR. Atuou como procurador regional eleitoral auxiliar nas eleições de 2018 e como procurador regional eleitoral substituto no biênio 2019-2021.

Jose Pumes. Foto: Ascom PRR4

Maria Emília Corrêa da Costa
Eleita procuradora regional substituta no biênio 2021/2023

Natural de Porto Alegre (RS), é membro do MPF desde 1996. Sempre atuou na capital gaúcha, principalmente na defesa do patrimônio público e social quando estava na PR/RS. Em 2004, foi promovida a procuradora regional da República, onde atua na área criminal. Foi coordenadora da força-tarefa da Lava Jato na PRR4 entre 2015 e 2020, trabalhando com outros colegas nas ações e desdobramentos da operação perante o Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Foi procuradora-chefe substituta da PRR4 entre 2009 e 2013, delegada da ANPR no Rio Grande do Sul e é mestra em direito público pela PUC/RS – sua dissertação versou sobre liberdade religiosa e direitos fundamentais.

Membros do MPF para procuradores-chefes e procuradores regionais eleitorais
Maria Emilia. Foto: Ascom PRR4
Espaço Publicitário