Nossa viagem começa em 2009, quando o Grupo 100fronteiras contratou o jornalista Jackson Lima. Sua missão? Desvendar a história de Santos Dumont em Foz do Iguaçu e Curitiba, e sua influência na transformação do Parque Nacional do Iguaçu em Patrimônio da Humanidade.

Publicidade

Apesar de haver muitos relatos orais que indicavam uma visita de Dumont à região, o grande desafio da época era encontrar prova concreta disso. Uma fotografia, por exemplo, que atestasse a presença do “Pai da Aviação” na Terra das Cataratas.

O trabalho do jornalista Lima se estendeu por mais de sessenta dias. Ele percorreu a Argentina, o Paraguai, e passou uma semana em Curitiba, na Biblioteca do Estado, buscando provas materiais do envolvimento de Santos Dumont com Foz do Iguaçu e a capital do estado.

O fruto de suas pesquisas foi um recorte de jornal que comprovava a passagem de Dumont pelo estado. A narrativa de Lima revelou que a visita de Santos Dumont foi lamentada pelas autoridades locais que não conseguiram recebê-lo com as devidas honras.

Publicidade

Durante essa investigação, Lima narrou também que o governador do estado na época, Affonso Alves de Camargo, havia assinado o decreto que tornou as Cataratas do Iguaçu patrimônio estadual em 2014.

Este detalhe na jornada de Dumont foi o que possibilitou que hoje nós pudéssemos contar esta história.

Affonso Camargo Neto, então deputado federal e conhecido da equipe 100fronteiras, poderia ter mais informações ou até algum registro concreto da passagem de Santos Dumont por Curitiba.

Ao contactar Affonso Alves de Camargo Neto, a equipe descobriu que ele possuía uma fotografia desse registro em seu escritório. A imagem, posteriormente enviada à redação da 100fronteiras, revelou Santos Dumont com o governador Affonso Camargo e o pai de Affonso Camargo Neto, Pedro Alípio Alves de Camargo, na época, uma criança.

Publicidade

Essa fotografia foi a cereja do bolo na busca por evidências, sendo a principal ilustração da matéria de 2009 e uma prova incontestável da passagem de Santos Dumont pelo Paraná.

Santos Dumont
A foto, cedida pelo ex-deputado federal Affonso Camargo Neto, que gentilmente disponibilizou para a Revista 100fronteiras em 2009, mostra Santos Dumont em Curitiba, ao lado do então presidente do estado da época, Affonso Camargo e seu filho Pedro Alípio Alves de Camargo.

O conteúdo foi originalmente postado na edição 41, em fevereiro de 2009, e posteriormente adaptado para uma matéria no site da 100fronteiras. 

A fotografia original continua sendo parte do arquivo do Grupo 100fronteiras. Até hoje, é o único registro fotográfico que comprova a passagem de Santos Dumont pelo estado.

A história de Santos Dumont e a busca por sua passagem pelo Paraná é um exemplo vívido da importância do resgate histórico. Demonstra que, independentemente das dificuldades encontradas, sempre há um vestígio ou uma luz que pode enriquecer a história.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião