Muitas pessoas têm a concepção de que a doação de órgãos ou tecidos só ocorre após a morte. No entanto, a medula óssea, que é responsável pela produção das células sanguíneas em nosso corpo, pode ser doada em vida, e essa doação pode ser vital para muitos pacientes.
A medula óssea é encontrada no interior dos ossos e é fundamental na produção de hemácias, leucócitos e plaquetas, componentes essenciais do sangue.
Pacientes que sofrem de doenças como leucemias, linfomas, ou aplasia medular, entre outras, frequentemente necessitam de transplantes de medula óssea para sobreviver.
Qual o processo para se tornar um doador?
O processo começa com uma coleta simples de sangue (5ml), que será analisada em um exame de histocompatibilidade (HLA).
Esse exame identifica características genéticas que são fundamentais para a compatibilidade entre doador e receptor. As informações são então registradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), aumentando as chances de pacientes encontrarem um doador compatível.
Quando um doador é identificado como compatível para um paciente, ele é chamado para realizar mais exames e, se confirmada a compatibilidade, o procedimento de doação é agendado. Existem dois métodos de doação:
- Procedimento cirúrgico: pequeno procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e leva em torno de 90 minutos, requerendo internação por um mínimo de 24 horas. A retirada de medula óssea não causa nenhum comprometimento à saúde do doador e após 15 dias, aproximadamente, já há uma recuperação total do volume doado.
- Aférese: o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco circulantes no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio da máquina de aférese, que colhe o sangue da veia do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos do sangue que não são necessários para o paciente.
Seja um doador de medula óssea em Foz do Iguaçu
O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu é autorizado pelo Ministério da Saúde para cadastrar potenciais doadores de medula óssea para o Redome.