Na última semana, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi palco da 2ª reunião técnica do Fórum G7, que reúne gestores culturais dos maiores municípios do interior do Paraná. Composta por representantes de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo e Guarapuava, a iniciativa visa identificar e fomentar parcerias, além de atuar colaborativamente para fortalecer iniciativas culturais e promover ações de interesse coletivo.

O encontro, realizado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, contou com o apoio do PTI e da Itaipu Binacional. Para Yuri Benites, diretor de turismo do PTI, a cultura desempenha um papel crucial no desenvolvimento regional, impactando tanto na economia e geração de empregos quanto na preservação do patrimônio cultural e artístico. Benites ressalta ainda a importância da democratização da cultura através de ações que alcancem toda a sociedade.

Juca Rodrigues, diretor presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, destacou a hospitalidade do PTI em sediar o encontro e ressaltou a importância do trabalho cooperativo realizado pelo grupo. Durante a reunião, Rodrigues apresentou os objetivos, missão e atuação do Fórum G7 aos presentes.

Além dos gestores culturais, a Itaipu Binacional esteve representada por técnicos da Divisão de Educação Ambiental, que apresentaram ações voltadas ao Ecomuseu de Itaipu e à Educação & Governança Participativa. Também esteve presente Denys Grellman, diretor do Instituto 100 Fronteiras.

No contexto do PTI, a cultura tem sido uma realidade nas ações executadas. Desde a criação da Diretoria de Turismo em setembro de 2023, o olhar para a cultura como um eixo norteador tem proporcionado uma série de iniciativas culturais em Foz do Iguaçu. Felipe Cavalcante, coordenador da pasta, destaca a participação ativa em eventos como o Natal e o Carnaval, além da realização de mostras e festivais de música.

O Parque Tecnológico Itaipu, um ecossistema de inovação que integra diversas entidades, incluindo instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais, tem voltado seu olhar ao setor de turismo com o objetivo de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social. Além disso, atividades culturais internas têm enriquecido o dia a dia dos colaboradores, estudantes e parceiros do PTI.