O projeto Capacita Foz, resultado de um convênio entre a Itaipu Binacional e o Instituto Polo Iguassu, é um dos 10 finalistas do prêmio da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) de Sustentabilidade.

Publicidade

O anúncio foi feito pela organização do prêmio na última sexta-feira (1º) por meio deste link: https://bityli.com/TayIu. A premiação será no dia 10 de abril, em Lages (SC).

Ao todo, foram inscritas 104 iniciativas de 22 estados do Brasil, além do Distrito Federal e países como França, Colômbia e Portugal, dentre as quais foram selecionadas as dez finalistas.

O tema central foi resiliência, com ações sustentáveis adotadas nos negócios ou destinos para “sobreviver e se reinventar na pandemia e que impactaram positivamente as pessoas, o planeta e a economia”, segundo a Braztoa.

Itaipu investiu R$ 4,7 milhões no Capacita Foz para capacitar 250 profissionais ligados à cadeia do turismo em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo principal da capacitação é contribuir com os trabalhadores do turismo, comércio e serviços afetados pela crise da covid-19.

A proposta surgiu após o sucesso do projeto Capacita Guias, realizado em 2020, como parte do plano de retomada econômica de Foz do Iguaçu. Além das aulas, os participantes recebem uma bolsa de R$ 550 durante os três meses de capacitação. 

“Após esse período tão difícil, nós, que tivemos essa oportunidade, poderemos retornar ainda mais capacitados para atender nossos turistas. Agradecemos a todos que trabalharam para que isso fosse possível”, disse Thamara Susan da Cruz, de 34 anos, profissional de turismo há dez anos e guia há seis. Ela foi uma das pessoas formadas no curso de Guia de Turismo oferecido pelo Capacita Foz.

Os cursos ofertados foram: Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Técnicas em Recepção de Meios de Hospedagem, Comunicação Assertiva aplicada a Vendas, Organização e Planejamento do Receptivo Turístico, Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços, Gestão de Pessoas em Serviços de Alimentos e Bebidas, Motoristas de Aplicativo, Taxistas, Guias de Turismo, Eventos e Produtor Cultural.

Finalistas Braztoa

Também estão na disputa iniciativas 1ª Cittaslow do Brasil, Cidade do Bem Viver, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo; Amastour Turismo de Favela, do Rio de Janeiro; Better World Together 2020-2022, da BWT Operadora; Conexão Baré, da Braziliando Viagens e Vivências; Connection Experience, da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos; Festival Gastronômico de Tubarão, Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia; Joinville Cidade da Experiência, Sebrae de Santa Catarina; Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias; e Vivalá durante a pandemia, Vivalá.

Publicidade

“Essas ações têm muito em comum, principalmente pelas parcerias que foram criadas em prol de um benefício coletivo, com ideias que foram das necessidades imediatas aos planos estratégicos de desenvolvimento a longo prazo”, afirmou o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu. “Brilha os olhos ver que, mesmo diante de uma crise tão dramática, temos tantos casos de união e de reinvenção e que o turismo pode desempenhar um papel de tanta relevância para a sociedade.”

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,8 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 8% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 85% do Paraguai.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião