A alegria do povo brasileiro é conhecida mundialmente, mas, agora, também sabemos que nossos pontos turísticos contribuem significativamente para esta reputação. É o que revela o estudo “Pontos Turísticos que mais nos fazem felizes no mundo em 2023”, realizado pela Casago, que usou a inteligência artificial para analisar quase 63 mil fotos do Instagram, destacando locais que iluminam o rosto dos visitantes com sorrisos radiantes.
A Casago descobriu que, embora em média cerca de 43% das pessoas sorriam nos locais turísticos que mais induzem sorrisos em cada país, alguns locais garantem que mais de dois terços dos rostos fotografados estarão sorrindo.
De acordo com a pesquisa, que examinou a proporção de imagens com rostos felizes, o Brasil brilhou intensamente, com quatro de suas atrações entre os 20 primeiros colocados. Somos o único país da América Latina a alcançar tal feito.
No 7º lugar, com 65,2% de popularidade, está o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Este parque único é o único instituto no mundo focado na conservação das aves da Mata Atlântica, proporcionando aos visitantes uma oportunidade inigualável de se conectar com a natureza.

Veja também: Cataratas do Iguaçu está entre os melhores do mundo no TripAdvisor
O Jardim Botânico de Curitiba levou o Brasil à 4ª posição no ranking, com uma popularidade de 66,7%. Este éden verde está repleto de atrações naturais deslumbrantes, incluindo 300 espécies de borboletas e uma arquitetura que cativa os visitantes com seu estilo art nouveau.
O Lago Negro em Gramado (RS), ficou em 15º lugar (60,2% de popularidade). Suas águas profundas, o reflexo dos pinheiros altos e a diversão dos pedalinhos proporcionam uma experiência encantadora para todos os visitantes.
E, por fim, o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro ficou na 20ª posição, com 58% de popularidade. Este famoso cartão postal oferece uma vista panorâmica inigualável da cidade, enchendo os olhos e corações dos turistas com sua beleza natural.
Confira os outros destinos da lista:
- Ecoparque Manawakie (Honduras)
- Floresta Tobago (Trinidad Tobago)
- Gumbalimba Park (Honduras)
- Jardim botânico (Brasil)
- Trilha Inca (Peru)
- Pedra de Pidurangala (Sri Lanka)
- Parque das Aves de Foz (Brasil)
- Geyser de Tatio (Chile)
- Miradouro da Lua (Angola)
- Vulcão Pacaya (Guatemala)
- Cliffs of Moher (Irlanda)
- Rio Secreto (México)
- Floresta e Santuário do Macaco Sagrado (Indonésia)
- Praia Bavaro (Rep. Dominicana)
- Lago Negro de Gramado (Brasil)
- Cataratas Sipi (Uganda)
- Arco do Cabo San Lucas (México)
- Reserva Monteverde (Costa Rica)
- Semuc Champey (Guatemala)
- Pão de Açúcar, no RJ (Brasil)

O estudo da Casago comprova que, no Brasil, os turistas não só conhecem belezas estonteantes, mas também experimentam felicidade genuína. Este é um país onde, verdadeiramente, a alegria reside.
Para quem ficou curioso sobre como a pesquisa foi realizada, aqui temos a resposta:
O fator sorriso pode depender, em parte, de quando, durante as férias, uma foto é tirada. Nawjin afirma que existe uma comum “curva de felicidade nas férias” com a felicidade aumentando na chegada, se sustentando durante a maior parte das férias, depois caindo brevemente para o final antes de florescer em um último brilho de sentimentos calorosos e selfies sorridentes.
E, claro, como nosso estudo se propôs a mostrar, depende de quais pontos turísticos você decide visitar durante suas férias. A Casago analisou fotos de férias de 1.000 atrações turísticas globais para ver quais delas desencadeiam mais sorrisos entre os visitantes.
A Casago listou as 10 atrações turísticas mais populares em 100 países diferentes no TripAdvisor. Em seguida, usamos a tecnologia de reconhecimento facial para analisar as fotos do Instagram tiradas nessas atrações, produzindo uma “pontuação de felicidade” de 0 a 100 para os rostos em cada foto. Por fim, classificamos as atrações com base na porcentagem de rostos felizes presentes em suas fotos.




.gif)