A Itaipu Binacional e o Polo Internacional Iguassu estão unindo esforços em um projeto de capacitação para inserir jovens no mercado de trabalho. Com um investimento significativo, o projeto Trilha Jovem Turismo e Inclusão Social tem como objetivo preparar 540 pessoas com idades entre 16 e 24 anos para diversas áreas profissionais em até três anos.O convênio com o Polo Internacional Iguassu prevê um investimento de R$ 4.058.934,52 da Binacional e contrapartida de R$ 630 mil do instituto.

Qualificação
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destaca a importância de investir na qualificação dos jovens, considerando a atual recuperação econômica do país pelo Governo Lula. “A melhora da economia é importante, mas é preciso garantir que os jovens carentes recebam qualificação e também possam ser beneficiados pelo crescimento do Produto Interno Bruto e pelos avanços sociais”, afirmou.
O Projeto Trilha Jovem Turismo e Inclusão Social visa preencher uma lacuna no mercado de trabalho, fornecendo mão de obra qualificada para as empresas. A gestora do projeto pelo Polo Iguassu, Patrícia Menezes Dutra, ressalta que atualmente há uma demanda por mão de obra não preenchida, enquanto muitos jovens enfrentam dificuldades para conseguir emprego.
O projeto, que já está em andamento, oferecerá 180 vagas por ano em áreas como turismo e atendimento, comércio e marketing e hospitalidade. Dos 540 jovens selecionados, a expectativa é que pelo menos 345 sejam encaminhados para o mercado de trabalho após a conclusão do curso.
A metodologia do projeto não se limita apenas ao ensino técnico-profissional, mas busca também promover uma mudança comportamental nos participantes. Mais do que uma simples capacitação, o Trilha Jovem Iguassu tem como objetivo direcionar a vida dos jovens conforme seus planos de carreira, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para sua comunidade e vida pessoal.
Além disso, o projeto oferece benefícios como vale-transporte, lanche e uniforme, tornando a participação acessível para jovens de famílias com renda de até três salários mínimos.
Com mais de 2 mil jovens capacitados em Foz do Iguaçu, o Trilha Jovem já se mostrou um sucesso, com 85% dos participantes conseguindo inserção no mercado de trabalho. E com o reconhecimento do Programa Criança Esperança em 2023, o projeto recebeu recursos para continuar sua importante missão. (Com Itaipu)



.gif)