O Ramadã é o mês sagrado para a religião islâmica em todo o mundo. Esse período é marcado pelo calendário lunar com a chegada da lua crescente. Foi neste mês que o sagrado alcorão foi revelado pelo profeta Muhammad que é considerado o último profeta de Deus.
O jejum é considerado obrigatório para a maioria dos muçulmanos, exceto para aqueles que possam ter a saúde comprometida pela falta de alimento ou que não estejam nas condições adequadas para participar do Ramadã.
O início do Ramadã na Tríplice Fronteira foi no dia 13 de abril, e termina hoje, 13 de maio. Conversei com Iman Ibrahim Zahoui, uma muçulmana nascida em Foz do Iguaçu.
“Nos primeiros dias de Ramadã é difícil, você se sente cansada, mas ao passar dos dias vamos nos adaptando e acaba ficando mais fácil.”
Iman zahoui
Durante o período o Instagram colocou uma figurinha em homenagem ao início do Ramadã. Segundo Iman, o que chamou atenção é que diversas pessoas, sem saberem o significado da figura, usavam para o próprio engajamento, muitas vezes postando coisas desrespeitosas com a figura, na inocência.
Como o Ramadã é um mês religioso e sagrado para nós, as pessoas usavam com coisas sem nexo. Achei bem desrespeitoso, as pessoas deveriam pesquisar sobre algo, antes de usa-lo. Mas ainda bem que logo tiraram a figura, “graças a Deus”.
Iman zahoui
Iman conta também que costumava ir na Mesquita rezar, mas que com a pandemia ela não tem frequentado o local e durante o período sagrado ela rezou em casa mesmo.
O Ramadã na Mesquita de Foz do Iguaçu
Durante o Mês de Ramadã, a Mesquita transmitiu em forma de lives em sua página no Facebook, mensagem do Sheikh Oussama El-Zahed e a Recitação do Alcorão com o muqree Sheikh El Sayed Mohamed Abdelkader Ali.Ramadan Karrem.
A Diretoria do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, informa que a mesquita esteve aberta a toda a comunidade para orações, mas continuam suspensas ainda as visitações para turistas.
Baseado no último decreto, está permitida inicialmente a entrada de um total de 50 (cinquenta) pessoas maiores de 13 anos, e conforme o aumento do número de vacinados esse número também será aumentado gradativamente.



.gif)