Em pleno vapor, o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, também conhecido como Latinoware 2023 reúne milhares de entusiastas da tecnologia no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi). O evento, que teve início na última quarta-feira, segue até a próxima sexta-feira, dia 20, contando com centenas de palestras sobre as mais recentes resoluções em tecnologia.

Entre os quatro mil inscritos, uma caravana destaca-se por sua determinação. Vindos de Cachoeiro do Itapemirim (ES), a mais de 1.900 km de distância, 35 estudantes do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) marcaram presença.

Dentre eles, Welington Gulinelli, 22, e Eduardo Almeida, 21, ressaltam a importância de estarem atualizados com as tendências de mercado. “Nossa instituição de ensino divulga o Latinoware ao longo do ano, incentivando nossa presença principalmente pelos renomados palestrantes e a riqueza de conteúdo apresentado”, compartilhou Welington.

O evento não é apenas um atrativo para os veteranos. Alexandre da Silva, 21, estudante de Ciências da Computação do Instituto Federal Sul, de Passo Fundo (RS), está participando pela primeira vez e tem grandes expectativas. Ele se mostrou especialmente interessado em temas como inteligência artificial, segurança e programação em software livre. “Meu objetivo é absorver o máximo possível e depois aplicar esses conhecimentos, bem como fazer networking para colaborar e divulgar futuros projetos”, afirmou.

O Latinoware 2023, além de ser uma plataforma de aprendizado, também se destaca por proporcionar uma ampla rede de contatos e oportunidades para os participantes, que vêm de diversos pontos da América Latina em busca de inovação e troca de experiências no universo do software livre.

Conhecimento para todas as idades

Durante os dias do Latinoware 2023, Foz do Iguaçu se transforma em um polo nacional sobre software livre. A população local também marca presença, como os jovens estudantes do campus iguaçuense do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Yuri Kreuzberg, Rafael Moreno e Eliel Marques.

“Todos os anos nós marcamos presença. É muito bom participar das oficinas, conhecer coisas novas e tirar dúvidas que podem ajudar nosso futuro. Quero muito seguir nessa área, principalmente para trabalhar desenvolvimento e programação web”, disse Yuri, de 17 anos.

Programação ampla

Até a próxima sexta-feira, 20, diversos temas serão abordados nesta 20ª edição, como inteligência artificial, robótica, educação 4.0, tecnologias para o ensino de pessoas neurodivergentes e o espaço de mulheres dentro do mercado da tecnologia – tema que trouxe Jefercicleide Gonçalves.

“Eu vejo poucas mulheres em cargos no setor da tecnologia e sei que muitas tem interesse, mas ainda sentem medo ou receio de entrar neste universo. Ouvir outras mulheres falando nos motiva a seguir”, destacou a estudante.

Latinoware 2023

Organizado pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o evento é aberto ao público e a programação pode ser conferida no site.

Espaço Publicitário