A 1ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Paraná nos dias 1, 2 e 3 de dezembro em Foz do Iguaçu. O encontro inédito marca um avanço nas políticas públicas voltadas para a população indígena no estado, promovendo a participação ativa desses povos na gestão de suas questões. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).

A conferência, fruto da criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná (CEPI/PR), sancionado pela Lei n° 21.430/2023, reunirá Organizações Não Governamentais que atuam diretamente nas demandas e políticas referentes aos povos indígenas do Paraná, das etnias Kaingang, Guarani, Xetá e demais comunidades indígenas do estado.

A participação na conferência envolverá representantes da sociedade civil, do poder público e órgãos ligados às questões indígenas, visando promover diálogos e discutir ações que fortaleçam a causa indígena, respeitando a diversidade étnica e cultural paranaense.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destaca a importância da conferência como espaço de diálogo e reflexão, proporcionando oportunidades para líderes e membros das comunidades indígenas compartilharem suas perspectivas, desafios e aspirações.

A diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Clemilda Santiago Neto, ressalta que o conselho atende a uma reivindicação de mais de 20 anos dos povos indígenas, sendo um espaço de garantia de direitos assegurados na Constituição Federal desde 1988. Destaca também como um espaço de promoção e fortalecimento da autonomia desses povos na construção de políticas públicas que contemplem seu direito à vida, ao desenvolvimento sustentável, respeitando sua trajetória histórica, organização social e cultura.

O cacique da Terra Indígena Rio Das Cobra, Angelo Kovigtanh Rufino, enfatiza a importância das Conferências Livres que antecedem o evento, permitindo que as comunidades se envolvam e expressem suas ideias sobre temas como saúde, educação, moradia e cultura.

A conferência será marcada pela eleição dos primeiros conselheiros indígenas do Paraná, abrindo espaço para que as vozes dos povos indígenas sejam ouvidas na formulação de políticas que afetam diretamente suas comunidades. São 26 vagas, divididas entre representações da sociedade civil e poder público, sendo 50% para cada. As inscrições para entidades interessadas em participar devem ser feitas até 15 de novembro, encaminhando a documentação para cepi@semipi.pr.gov.br. (Com AEN)