Na manhã desta quinta-feira (23), Foz do Iguaçu atingiu um marco significativo ao superar a marca de 200 mil eleitores, conforme informado pelo Fórum da Justiça Eleitoral. O feito representa um ponto decisivo para a cidade, que assegura a realização do segundo turno nas eleições municipais de outubro de 2024.

Pouco depois das 10 horas, o Cadastro do Eleitorado (ELO) registrava 200.013 cidadãos regularizados. Para que o pleito seja definido no primeiro turno, em 6 de outubro, um candidato precisará obter 50% mais um dos votos válidos; caso contrário, o segundo turno está marcado para o dia 27 do mesmo mês.

O diretor do Fórum Eleitoral, juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, expressou a importância do momento, destacando que o alcance dos 200 mil eleitores é um dia histórico para o município iguaçuense.

A demanda crescente levou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) a instalar, na última semana, a terceira zona eleitoral de Foz do Iguaçu, que agora se junta a outros municípios do estado que já contam com segundo turno.

Distribuição das Zonas Eleitorais

De acordo com o boletim da Justiça Eleitoral, a 46ª Zona Eleitoral possui 77.347 eleitores, distribuídos em 240 seções em 30 locais de votação. A 104ª tem 70.869 eleitores, distribuídos em 207 seções em 21 pontos de votação. Já a 147ª conta com 51.797 eleitores em 162 seções e 15 locais de votação. A última Zona Eleitoral, sob a titularidade da juíza Trícia Cristina Santos Troian, abriga também os eleitores de Santa Terezinha de Itaipu.

Democracia mais representativa

Lideranças políticas destacaram que o segundo turno proporcionará uma democracia mais representativa, permitindo que a maioria escolha efetivamente seu representante, fortalecendo a legitimidade do candidato eleito, tornando-se um fato positivo e histórico para a cidade.

Outro destaque é que com mais de 200 mil eleitores a cidade passa a ter mais influência nas decisões políticas do Estado e do País.

No Brasil, o voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos, com voto facultativo para pessoas de 16 e 17 anos e analfabetos. É fundamental que os eleitores estejam em situação regular, atentos aos prazos e aos serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral na internet. Mais de 70 mil eleitores da 104ª Zona Eleitoral em Foz do Iguaçu deverão reimprimir o documento, disponível no site do TRE-PR.