Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Itaipu Binacional reforçou a campanha “Faça Bonito” que tem o objetivo de proteger a infância e a juventude.
A ação foi feita a partir de uma série de publicações e divulgações nas redes sociais de conscientização para a proteção de nossas crianças. O Programa Na Mão Certa, da Fundação Childhood Brasil, também lançou nesta terça-feira (18) uma série de materiais focados nas mídias sociais para a sensibilização sobre o tema.

A campanha reforça sobre o perigo na Internet, pois abusadores utilizam dela como principal meio de acesso às crianças e adolescentes. Sendo assim, a família e os amigos precisam redobrar os cuidados com as crianças que utilizam a Internet.
Isso não significa que devemos proibir o acesso da criança nas redes, mas sim, impor limites e orientar. A seguir, separamos algumas dicas para os pais:
- Caso a criança passe muito tempo no celular ou em chats de conversas com pessoas desconhecidas, questione;
- Fique atento caso eles demonstram estar escondendo alguma coisa. Por exemplo: fechar um aplicativo quando algum adulto se aproxima;
- Oriente: “Não fale com estranhos, é perigoso”
Apoio
A Itaipu Binacional apoia a campanha e reforça a sua importância. Kleber Vanolli, da Divisão de Educação Ambiental, destaca que, mesmo em período de pandemia, os cuidados devem ser tomados.
“Muitas vezes o abusador de uma criança está dentro da casa dela, é necessário que todos fiquemos atentos ao que se passa ao nosso redor.”
Kleber Vanolli
A Campanha dá ênfase à dicas de como proteger crianças e adolescentes de violência durante a pandemia.
- Conversar de forma franca e sincera sobre as partes íntimas do corpo e privacidade;
- Orientar quais são as situações de risco e como elas podem se proteger;
- Explicar que “segredos” não são uma coisa boa;
- Dizer para a criança que procure um adulto em quem confia para falar sobre situações desconfortáveis e anormais;
- Reforçar que devem dizer NÃO e se afastar quando for tocado de forma indevida.
Por que a data 18 de maio?
Essa data foi escolhida porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 21º ano de mobilização, é destacar a data para
mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Denúncia
Caso você, adulto, esteja suspeitando ou tenha a confirmação de algum caso, é de grande importância fazer a denúncia.
Disque 100 – Conselho Tutelar ou (45) 99921-7576 e (45) 999947-4114
Polícia Civil – 181
Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes (NUCRIA) – 3524-0396
Polícia Militar – 190
Safernet – www.safernet.org.br (para crimes on-line)
Ajude a proteger e a manter a infância e a inocência de nossas crianças.



.gif)