Na segunda-feira, 1º de agosto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta do Censo Demográfico em Foz do Iguaçu.

Todos os domicílios serão visitados e seus moradores, entrevistados. Os resultados obtidos por meio da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel da região.

A estrutura já foi montada e as equipes preparadas. Na sexta-feira (29) de julho será realizada uma reunião de Preparação e Acompanhamento do Censo – REPAC às 10h no Plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu para esclarecimento de como funcionará a pesquisa.

Mais de 180 agentes atuarão na coleta de dados nas residências. Inicialmente os servidores percorrerão apenas as áreas urbanas. Os domicílios rurais serão mapeados em um segundo momento. 

O Questionário Básico da pesquisa do Censo conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios será selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. 

A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.



Comentários

Deixe a sua opinião