Cinco aves nascidas de ovos encontrados escondidos no sutiã de uma passageira no aeroporto de Foz do Iguaçu, continuam a surpreender a todos. Os ovos, apreendidos pela Polícia Federal em outubro deste ano, foram entregues ao Parque das Aves, onde eclodiram, e agora, essas aves estão se desenvolvendo sob os cuidados da equipe técnica do parque.

As aves, ainda não identificadas quanto à espécie, apresentam olhos abertos, bicos mais aparentes e penas começando a se formar ao longo das asas. O Parque das Aves informou que os animais estão em bom estado de saúde e continuam sendo monitorados e tratados pela equipe especializada.

Dos ovos apreendidos, cinco resultaram no nascimento dos filhotes, enquanto um deles teve morte embrionária e um chegou quebrado. Os ovos foram colocados em uma incubadora e, gradualmente, eclodiram.

A passageira responsável por transportar os ovos, uma mulher argentina de 30 anos, foi parada durante uma fiscalização de rotina no aeroporto de Foz do Iguaçu em 13 de outubro deste ano. Ela alegou que os ovos eram de codorna e seriam para sua própria alimentação, destinados a Assunção, capital do Paraguai, seu destino final.

Foto: Polícia Federal (PF)

Passageira foi liberada

A Polícia Federal não deteve a mulher na época, pois não foi possível identificar a espécie dos ovos apreendidos, que foram encaminhados para avaliação e identificação por uma equipe especializada. O transporte de ovos sem autorização pode configurar crime de tráfico de animais silvestres, com penas equivalentes àquelas aplicadas para aqueles que perseguem, caçam, apanham, utilizam e vendem espécimes da fauna.

O Parque das Aves é um espaço dedicado à conservação de espécies ameaçadas de extinção, situado em uma área de 16 hectares de Mata Atlântica. O local abriga mais de 1.300 aves de cerca de 130 espécies, incluindo a jacutinga, o papagaio-de-cara-roxa, o papagaio-de-peito-roxo, o mutum-de-alagoas e o cardeal-amarelo. Desde 2017, o parque concentra seus esforços na conservação de espécies da Mata Atlântica.

O Parque das Aves é reconhecido como o maior parque de aves da América Latina e o único zoológico do mundo com foco na conservação de espécies de aves da Mata Atlântica. O local está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30 e fica próximo à entrada do Parque Nacional do Iguaçu, lar das famosas Cataratas do Iguaçu. (Com assessoria)

Espaço Publicitário