Anúncio Publicitário.
Espetáculo do grupo Obragem de Teatro, de Curitiba, será na quinta-feira (10), no Cineteatro dos Barrageiros, realizado em parceria com o Sesi e a Itaipu
A jornada de um menino que recebe a visita de um anjo e parte em busca do pai, na companhia da avó, encenada com simbolismos e projeções, será contada no Cineteatro dos Barrageiros do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) na próxima quinta-feira (10), às 20h. A peça “O Céu de Valentim”, promovida em parceria com o Circuito Cultural Sesi e a Itaipu Binacional, faz parte da Agenda Cultural do PTI e tem entrada gratuita.
O espetáculo é encenado pelo grupo Obragem de Teatro, de Curitiba, que atua com uma linguagem particular de expressão, aliando dramaturgia textural original com outras áreas artísticas, como artes visuais, cinema e literatura. O grupo ainda oferece no dia 10, das 13h30 às 17h30, na Fundação Cultural, uma oficina com a apresentação de referências teóricas e procedimentos práticos e mapeamento das camadas que compõem a criação de uma peça de teatro.

O Céu de Valentim é a peça mais recente do Obragem de Teatro. Durante a jornada do menino em busca do pai, ele e a avó encontram pistas, conhecem diferentes figuras e entram em contato com situações difíceis, como o medo, o cansaço e as despedidas. O confronto entre a pobreza e as surpresas do caminho redimensionam os espaços do corpo, da natureza e da possibilidade de reescrever a própria história.
Os artistas Eduardo Giacomini e Olga Nenevê interpretam na peça mais uma de personagem e manipulam bonecos, formando diferentes figuras. De 8 a 25 de maio, o espetáculo é realizado em diversas cidades do Paraná, e é trazido a Foz do Iguaçu por meio da Agenda Cultural do PTI.
A classificação indicativa do teatro é de 16 anos. O ingresso é gratuito, mas, para aqueles que puderem contribuir, o Parque estará arrecadando um quilo de alimento não perecível para doação. As inscrições podem ser feitas pelo link:
Oficina: A vibração das camadas de presença do intérprete criador
No dia 10, no período da tarde, os artistas do Grupo Obragem de Teatro realizam uma oficina na Fundação Cultural, para a qual estão disponíveis 20 vagas. O objetivo é valorizar a ideia de que teoria e prática caminham juntas e que a experimentação é um caminho para cultivar a reflexão crítica e gerar a imaginação ativa. Na oficina será enfatizado o processo criativo da peça O Céu de Valentim.
A participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas diretamente na Fundação Cultural até domingo (06) ou pelo telefone (45) 3521-1511. A oficina é voltada para professores, alunos do ensino médio, artistas e demais interessados, a partir de 16 anos.
Espaço Publicitário