Anúncio Publicitário.

Foz do Iguaçu é conhecida por sua multiculturalidade, seja ela gastronômica, cultural, religiosa, e claro musical. E isso nos faz ser uma cidade única no mundo por seus detalhes particulares que atraem turistas de todos os cantos. E é o que faz alguns até desejarem vivenciar essa experiência iguaçuense mais vezes, escolhendo nossa cidade como lar.

Inserido nesse contexto de multiculturalidade musical está o jazz. Apesar de suas raízes norte-americanas, foi Foz que escolheu esse som para embalar seus locais mais alternativos.

Mas você sabe como nasceu o Jazz?

Ele surgiu nos Estados Unidos, no final do século 19, como uma manifestação musical dos escravos afro-americanos que, ao serem levados aos EUA pela colônia inglesa, desenvolveram uma síntese cultural com as tradições locais de música. O jazz utiliza-se de vários instrumentos musicais como percussão, saxofone, trombone, instrumentos de sopro e piano, proporcionando uma grande variedade rítmica, melódica e harmônica. Entre os principais nomes da criação do jazz, destaca-se Buddy Bolden, que criou o arquétipo essencial desse estilo musical, chamado de herói romântico frustrado.

No entanto suas músicas nunca foram gravadas, pois Bolden sofreu um colapso mental em 1907. Apesar disso, suas performances inspiraram jovens que um dia entrariam no mundo da música e se tornariam lendas da história do jazz, como Miles Davis, que em 1958 lançou o Kind of Blue, ficando reconhecido como um dos álbuns mais importantes da história da música. 

Jazz em Foz

Assim encontramos no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort o grupo 4 Jazz, que trouxe e fortaleceu em Foz esse estilo de música tão envolvente. Como dizem é um gênero musical que não basta ser ouvido, tem que ser visto e sentido.

Nós do Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort somos amantes da boa música e apreciadores do jazz, estamos muito felizes em retomar esse projeto, que existe desde 2015, onde o quarteto toca desde essa época. É um momento que o Bourbon Cataratas se aproxima da sociedade, onde as pessoas da cidade podem vir desfrutar da boa música, da boa gastronomia e coquetelaria

Anabel Gruber, DIRETORA GERAL

Conversamos com Renato Flavio Costa Lindozo, mais conhecido como Fumê, o qual é um dos fundadores do quarteto que tem como palco principal o Bourbon Cataratas. Conheça mais desse grupo que tem no sangue essa melodia tão característica.

4Jazz
4Jazz

100f. – Quando surgiu o convite para tocar no Bourbon?

Eu toco no Hotel desde 2004, e já me apresentei com vários projetos lá, pois nos feriados o Hotel sempre disponibiliza apresentações musicais para os hóspedes. Por volta de 2014, começamos com esse projeto que é o 4Jazz, e coloquei entre as apresentações oferecidas para o Hotel. Numa dessas apresentações, o Dr. Alceu estava presente e nos perguntou se tínhamos interesse de tocar semanalmente, pois queria que tivesse a noite de Jazz no Hotel.

100f. – Qual é artista do Blues e do Jazz que é referência para a banda?

Ah, são vários. Como: Tom Jobim, Charlie Parker, Jaco Pastorius, Miles Davis, Herbie Hancock, George Benson, Hermeto Pascoal, esse universo musical é muito amplo a gente acaba tendo influência de todos que colocamos no repertório.

100f. – Quais são os integrantes do quarteto 4Jazz?

Eu(Guitarra), Sergio Copetti(Contrabaixo), Amauri Copetti(Bateria) e Samuel Lopez(Sax Tenor).

100f. – Terá algo diferente nesse show para os fãs de Jazz?

O Jazz já é por si só diferente, pois cada show será uma experiência, por conta da liberdade de improvisação que o Jazz proporciona.

100f. – Como é poder reviver esse momento após o pico da pandemia, onde a vida está voltando ao “normal”? Tem algum protocolo que devem seguir?

É muito bom poder voltar a tocar para o público, nesses últimos tempos tínhamos feito somente Lives, então é muito gratificante tocar com o público presente. Claro que seguimos o protocolo da epidemiologia, máscara e distanciamento.

Serviço

Para você que ficou interessado o show acontece todas as sextas-feiras, das 19h às 22h no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort.

Telefone: (45) 3521-3900

Além de uma super promoção no Kibô Sushi Corner, que conta com um cardápio de petiscos e drinks especiais.

Espaço Publicitário