O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Em meio às belezas naturais do campus Jardim Universitário, a UNILA promoveu um evento de duas noites: o Festival de Culturas (FeCult). Nos dias 3 e 4 de agosto, a celebração foi palco de diversas manifestações artísticas, colocando em destaque o talento dos estudantes e a rica troca cultural entre os países da América Latina.
Com a magia do pôr do sol como pano de fundo, visitantes e estudantes se reuniram no gramado e estacionamento do Jardim Universitário para mergulhar na fascinante mistura de cinema, poesia, dança, música e culinária. Laura Fernanda Machado, aluna de Arquitetura e Urbanismo, expressou o significado desse momento:
“É uma rara oportunidade de integração entre os cursos e campi. O FeCult não apenas valoriza a produção artística, mas também estreita laços culturais entre os países latino-americanos.”
Foto: Divulgação.
Sofía Cárdenas, acompanhada de Rodrigo Sosa – ambos do curso de Mediação Cultural – Artes e Letras, reforçou a importância do evento para a UNILA.
“Estou amando essa diversidade! É incrível perceber a integração de diferentes músicas e a riqueza cultural desta tríplice fronteira.”
Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.
A reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira, ressaltou o papel vital da cultura.
“A cultura é o nosso cimento, o nosso elo. É ela que promove a verdadeira integração da América Latina e do Caribe.”
Rogério Motta Moreira, pró-reitor de Extensão, enxerga o FeCult como uma plataforma vital para reflexão e celebração da diversidade cultural da UNILA. “Cultura é essencial na Universidade. A PROEX orgulhosamente organiza o FeCult.”
Participações como a da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná destacam o caráter colaborativo e o impacto do evento.