Talvez este texto seja um pouco diferente do que você está acostumado a ver aqui na 100fronteiras. Somos um portal primariamente de notícias da fronteira e nossas matérias são, em sua maioria, factuais ou de utilidade pública. Hoje, entretanto, vamos navegar nas águas do jornalismo cultural e literário sobre como foi o show de Paulinho Moska e Renato Luciano, em A Casa.

Recentemente, estive num lugar chamado A Casa Foz e passei os últimos dias pensando sobre ele e tudo que vivenciei. Espero que você se perca no texto da mesma forma que me perdi nas sensações que A Casa me proporcionou.

Renato Luciano: poesia e risadas

A fala arrastada de Renato trouxe melodia a versos verdadeiros. Com direito a palavras de amor, dor e alguns palavrões, o show oscila entre canção e poesia.

Pelo carisma de quem já esteve no teatro, Renato encanta com o jeitinho mineiro de ser. Mas são suas letras que te fazem sentir a verdadeira conexão.

A poesia chama música e a música não seria completa sem a poesia. Tudo na apresentação, até as partes que não são ensaiadas, fluem naturalmente.

Violão e voz ecoando pela Casa, ou melhor, vozes. Renato nos chama para cantar e eu, que tinha acabado de aprender a música, cantando junto. Não tem como ignorar a energia do coletivo unidos por mandar alguém, ha ha, insira palavrão aqui. (Quem sabe, sabe)

Não tem como não se divertir com “Vida Doida”, nem evitar se emocionar quando “Maldade” toca o coração. Renato é, com certeza, um menestrel sem igual.

Paulinho Moska

O show principal não ficou para trás em nenhum momento. Na verdade, sinto que eles se complementaram em vários sentidos estéticos. Foi tudo o que eu esperava e muito mais.

O vídeo, exibido no começo da apresentação, conta sobre a origem dos violões que o acompanham nas turnês. Os violões Fênix são obras de Davi Lopes, bombeiro e luthier, que resgatou madeiras do incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, para fazer os instrumentos.

Assistir ao trecho de “Fênix – O Voo de Davi” é uma oportunidade de entender mais sobre a música de Paulinho. “Uma grande metáfora da vida, que precisa ser transformada e renovada em seu sentido” fala Moska.

Além dos violões Fênix, Paulinho trouxe uma leveza para nossa alma. Não havia uma só pessoa que não estivesse encantada com a apresentação. A moça ao meu lado cantava todas as músicas e suspeito que algumas letras a tocavam diferente, vez ou outra eu conseguia ver seus olhos brilhando diferente.

O amor estava no ar. Ao som das melodias românticas, os casais se proximavam. Eu não deixei de aproveitar para dedicar uma delas ao meu namorado, pois estou sempre “Pensando em Você”.

Foi o primeiro show que eu presenciei desde a pandemia e, honestamente, foi a melhor coisa que fiz. Talvez vocês, assim como eu, ainda fiquem ansiosos com lugares lotados, mas A Casa é diferente. É confortável, é onde você realmente pode aproveitar um show pertinho do artista sem estar num estádio lotado. São tantos ambientes! Você pode escolher onde ficar e isso também irá formatar sua experiência.

A Casa

O nome carrega em si seu próprio significado pitoresco. Espera-se que um espaço cultural seja repleto de arte e peculiaridades. Entretanto, não existe nada óbvio ou indigno de uma segunda olhada.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o correio, feito de pedra, que já denunciava a idade da casa. Situada no bairro Carimã – que só depois descobri ser um dos mais antigos de Foz do Iguaçu –, A Casa tem uma bela arquitetura portuguesa que me encantou logo de cara.

Entre todas as casas, A Casa se destaca especialmente pelo sentimento que carrega. Se você ainda não a conhece, eu espero que esteja instigado dar oportunidade de conhecê-la.

Próximos eventos

Tenho uma notícia super animadora para compartilhar com vocês: a talentosa Mariana Aydar estará se apresentando ao vivo na A Casa, no próximo dia 13 de abril. É uma oportunidade única de assistir a essa cantora brasileira tão querida e talentosa em um ambiente intimista e aconchegante.

Com uma voz suave e poderosa, Mariana Aydar conquistou o coração do público com sucessos como “Te Faço um Cafuné”, “Deixa o Verão”, “Peixes” e muitos outros. Seus shows são sempre marcados por muita energia positiva e animação, além de uma mistura única de ritmos brasileiros que contagia a todos.

Então não perca tempo e garanta já o seu ingresso para esse show incrível no instagram da @acasafoz

Veja mais

Comentários

Deixe a sua opinião