No último fim de semana, um importante fluxo de compradores foi registrado nas lojas de Ciudad del Este, no Paraguai. Com a chegada do frio, o setor de confecções e vestuário observou um aumento significativo na demanda por jaquetas, mantas, colchas e outros itens de inverno. Artigos eletrônicos e celulares também continuam sendo produtos com alta procura.
A cotação favorável do dólar também tem sido um fator de incentivo aos turistas de compras, o valor aumenta a expectativa de mais compradores brasileiros nas próximas semanas.
A Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este estima um aumento de 15% a 20% no volume de vendas nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, os comerciantes apontam a necessidade de modernizar o atual regime de turismo para manter a competitividade com as lojas francas em Foz de Iguaçu.
Os empresários de Ciudad del Este buscam melhorar não apenas os preços, mas também a segurança dos turistas e a fluidez do tráfego.
Aníbal Ojeda, presidente da Associação dos Trabalhadores Independentes da Via Pública diz ao portal ABC Digital que muitas pessoas fizeram compras para o Dia das Mães, isso ajudou a aumentar o movimento no comércio.