Anúncio Publicitário.

O microcentro de Ciudad del Este, do outro lado da fronteira, foi formado por pessoas que desbravaram a região acreditando no potencial da cidade para se tornar um centro de compras reconhecido internacionalmente. Uma das famílias que chegou à CDE há 50 anos foi a de Kenny Yuen. “Meu avô, Yuan Yung Hsi, mais conhecido como Sr. Johnny, junto com um grupo de chineses fundou, em 1972, a Casa Americana, e desde sempre teve um olhar visionário de que a região teria potencial para se tornar um grande centro de compras”, conta Kenny.

Foto da época da inauguração do Shopping Americana
Foto da época da inauguração do Shopping Americana.

O início da Casa Americana foi caracterizado pela venda de tapetes, porcelanas e jaquetas de couro importadas da Argentina. Anos mais tarde, o Sr. Johnny assumiu totalmente o comando da empresa e, com a região atraindo mais turistas e compradores, decidiu que construiria um shopping. Assim, em 1987, o Shopping Americana foi inaugurado juntamente com um amplo estacionamento. Era a revolução do centro de compras acontecendo. “Foi a grande atração da época, as pessoas vinham até o Shopping para poderem andar de escada rolante, o que era uma novidade”, relembra Kenny.

Seu pai começou a trabalhar na Casa Americana em 1986 junto com seu avô, enquanto Kenny permaneceu em Curitiba com sua mãe. “Viemos em definitivo para Foz do Iguaçu em 1988, mesma época em que o Shopping Americana foi construído. O que era uma pequena loja se tornou um grande empreendimento que passou a contar com inquilinos, lojistas de outros segmentos, que ajudaram a compor o espaço, trazendo imponência e cada vez mais credibilidade para o mercado de compras de CDE”, destaca.

Shopping Americana em CDE
Shopping Americana em CDE. (Foto: Divulgação)

Apesar do avô e do pai atuarem com esse mercado, Kenny tinha outro sonho. Ele queria ser advogado. Terminou os estudos em Foz e em 2001 mudou-se novamente para Curitiba, onde fez faculdade de Direito. Cursou também Educação Física em paralelo. Ao final das duas faculdades, passou no exame da OAB e retornou a Foz. De 2007 a 2009 trabalhou na Casa Americana com a família, mas sentia que precisava fazer algo por conta própria e então passou a trabalhar em um renomado escritório de advocacia de Foz.

Apesar da paixão pela profissão o sangue empreendedor falou mais alto e em 2014 Kenny passou a trabalhar em definitivo na Casa Americana. “Nesse momento comecei a pensar em novas expansões, em novos empreendimentos e claro que a empresa sempre teve uma grande estabilidade, sempre teve uma grande solidez, mas entendi que precisávamos fazer algo a mais. Foi quando de 2016 para 2017 tivemos um marco importantíssimo dentro da empresa, onde voltamos a trabalhar com o Departamento de Publicidade e Marketing e com a Agência de Turismo. Percebemos também a necessidade de fazer uma reforma na loja no final de 2019. Então, chegou a pandemia e os desafios se multiplicaram”, ressalta.

Apesar dos meses terríveis com a fronteira fechada, Kenny sempre manteve a esperança de que em breve a situação melhoraria. Enquanto isso, planejava formas de expandir a Casa Americana para outras regiões.

Expansão da Casa Americana

A credibilidade da empresa, que agora em dezembro completa 50 anos, foi fundamental para o projeto de expansão da marca. Com isso, em novembro de 2020, em meio à pandemia, foi inaugurada a Casa Americana na capital do Paraguai, em Assunção. “Foi uma experiência totalmente distinta, porque quando iniciamos a loja em Assunção pensávamos em fazer o mesmo modelo de CDE, mas aqui é mercado de fronteira e lá o perfil de mercado é de capital, então tivemos que nos adequar ao público local, que atua mais com atacado”, explica.

Casa Americana - Assunção
Casa Americana – Assunção. (Foto: Divulgação)

Com a experiência da loja na capital, Kenny recebeu uma proposta para abrir uma loja da Casa Americana também em Ciudad del Este, mas do outro lado da avenida, no Shoppping Paris, algo que no início ele hesitou em aceitar.

Casa Americana - Shopping Paris
Casa Americana – Shopping Paris. (Foto: Divulgação)

“Inicialmente, não era minha intenção, mas entendi que não poderia perder essa oportunidade pelo motivo de que as pessoas quando vão Paraguai fazer compras ou ficam do lado direito ou ficam do lado esquerdo e era uma oportunidade ter os produtos da Casa Americana do lado esquerdo da avenida. Além do mais, o Shopping Paris é muito visitado por turistas e por isso, em novembro de 202, inauguramos a loja dentro do shopping, o que veio a coincidir com a Black Friday e foi um grande sucesso”.

50 anos de tradição, história e sucesso

Ao longo dos anos, a Casa Americana foi se consolidando como uma loja de importação própria completa. Localizada dentro do Shopping Americana, a loja ocupa dois andares e oferece um mix com mais de cem mil itens de produtos que variam entre perfumaria, utensílios para cozinha, cristais, departamento de esportes, bebidas, eletrônicos, brinquedos, óculos, relógios e decoração, Natal, outlet, atendendo as principais marcas dentro de suas respectivas categorias. Há também uma ampla praça de alimentação e oito andares de estacionamento próprio coberto (gratuito para clientes do Shopping Americana), e com equipe de segurança, completando assim o espaço que é ideal para um passeio em família com segurança e garantia de excelentes compras.

Em comemoração aos 50 anos de história, neste ano de 2022 o Shopping passou por uma grande reforma, onde toda a estrutura foi reformada, com troca de elevadores para dar maior comodidade, reforma no estacionamento, piso, iluminação, enfim, deixando o espaço com inovações constantes, muito mais moderno e confortável para receber os clientes. 

Kenny Yuen - diretor-geral do Shopping Americana
Foto: Agência Levante

“Nossa intenção é sempre estar fazendo algo novo, porque afinal de contas temos que proporcionar as melhores experiências aos clientes”, reforça Kenny.

Hoje a Casa Americana conta com três lojas, sendo duas em CDE e uma em Assunção. Cada loja segue um perfil, a matriz conta com todas as variedades de produtos em um espaço de 6 mil m2, já a loja de Assunção tem cerca de 600 m2 e atua com produtos na linha de utensílios domésticos e decoração, e acaba sendo um ponto central para a distribuição de produtos em nível nacional. A loja no Shopping Paris é uma expansão focada no turista brasileiro, conta com horário diferenciado – já que o Shopping Paris tem o atendimento até início da noite –, conta com cerca de 1100 m2 etrabalha com a linha de importados e todos os departamentos que estão inseridos na matriz.

“Acredito que o maior desafio ao abrir essas filiais foi realmente entender que em cada loja há um consumidor diferente. E apesar da incerteza que a pandemia nos gerou, hoje chego à comemoração dos 50 anos de história de forma realizada, convicto de que seguiremos fazendo o melhor pelo Grupo Americana. No dia 22 de dezembro faremos uma linda festa de gala em comemoração às cinco décadas de história, ao lado de nossos colaboradores e familiares. Revendo toda a minha história com a Casa Americana posso concluir que ao longo dessa caminhada à frente da empresa adquiri muito conhecimento, que alinhados à minha profissão de advogado me deram muito equilíbrio no trato com as pessoas, na forma de negociar, de ver o que é certo ou errado. Me desviei da profissão originária, mas a profissão originária foi toda a minha base para conseguir estar hoje administrando a empresa da minha família. Eu entendi que o empresário constrói o time e esse time constrói a empresa. Chegamos a 50 anos e espero que venham mais 50 anos de muito trabalho e sucesso. Nosso maior patrimônio não é a empresa em si, mas são os clientes e nós queremos continuar vendo eles satisfeitos, comprando os nossos produtos de importação própria com bons preços, justos e de qualidade. O objetivo é estar sempre expandindo, sem deixar de lado os nossos princípios e valores, porque sabemos que para uma empresa chegar a 50 anos é porque tem uma grande base sólida e também tem ética e retidão muito exata. Continuaremos trabalhando por isso”, finaliza Kenny.

Linha do tempo:

  • 1972 – Nasce a Casa Americana em CDE;
  • 1987 – Construção do Shopping Americana;
  • 1988 – Vinda do Kenny para Foz do Iguaçu;
  • 2007 a 2009 – Kenny trabalha na Casa Americana
  • 2010 a 2013 – Kenny sai da Americana e atua como advogado;
  • 2014 – Kenny volta em definitivo para a Casa Americana;
  • 2019 – Reforma da loja;
  • 2020 – Inauguração da filial em Assunção;
  • 2021 – Inauguração da filial no Shopping Paris;
  • 2022 – Reforma completa do Shopping Americana e 50 anos de história.

Casa Americana – Casa Matriz: Av. San Blás 146, Microcentro, Ciudad del Este, Paraguay

Casa Americana – Shopping Paris: Av. Luis María Argaña, Microcentro, Ciudad del Este, Paraguay (Shopping Paris, Piso 1)

Casa Americana – Assunção: Av. San Martín 672 c/ Lillo Robles, Asunción, Paraguay

https://www.instagram.com/casaamericanapy  @casaamericanapy

https://www.facebook.com/CasaAmericanaPy  @CasaAmericanaPy

Espaço Publicitário