primeiradamarosamariajeronymo
Secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo em visita a redação da 100fronteiras/foto: Lilian Grellmann.

A secretária de saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Maria Jerônymo, visitou a Redação 100Fronteiras na última sexta-feira (2), para um bate-papo e também fez uma breve entrevista falando sobre a vacinação da Covid 19, e a sua importância para a diminuição da circulação do vírus em Foz do Iguaçu.

Rosa Maria falou sobre a eficácia das vacina, tendo em vista que o município recebe, atualmente, 4 tipos diferentes de vacina contra a doença (Coronavac, AstraZeneca, Pfizer, Janssen). Mesmo com suas diferenças, a secretária afirmou que todas as vacinas são testadas e que todas tem eficácia contra o vírus, além de que, cada pessoa possui diferenças no organismo, podendo ter ou não, reações ao tomar as doses.

Vacinação de dose única

Um ponto importante citado por Rosa, foi a vacina de dose única da Janssen, que serão aplicadas em caminhoneiros e pessoas em situação de rua, pois, essas pessoas transitam em pontos diferentes, sem previsão de volta , como, por exemplo, no caso dos caminhoneiros, que viajam por cidades e estados diferentes e podem acabar perdendo a data da segunda dose da vacina.

A secretária também falou sobre o avanço da vacinação na cidade, tendo aproximadamente 42% da população que tomou a primeira dose da vacina, e por volta de 11% da população, que já está imunizada com a segunda dose. A previsão é que sejam aplicadas de 3 de julho até final de agosto, 52 mil vacinas referentes à segunda dose para a população iguaçuense.

Publicidade

Vacinação no Brasil

Rosa Maria fecha a entrevista, com um recado sobre a notabilidade da vacina: “Importantíssimo tomar a vacina, a vacina salva vidas, e é a única coisa que nós temos nesse momento para por fim na pandemia. Então de verdade, que todo mundo, quando chegar sua idade tome a primeira dose da vacina e volte para tomar a segunda porque a imunização garantida mesmo, é coma as duas doses”.

Para saber sobre o agendamento e grupos de vacinação vá até alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou entre no site da prefeitura.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Penso não ser uma pessoa que saiba, mas que busca o conhecimento

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião