primeiradamarosamariajeronymo
Secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo em visita a redação da 100fronteiras/foto: Lilian Grellmann.

A secretária de saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Maria Jerônymo, visitou a Redação 100Fronteiras na última sexta-feira (2), para um bate-papo e também fez uma breve entrevista falando sobre a vacinação da Covid 19, e a sua importância para a diminuição da circulação do vírus em Foz do Iguaçu.

Rosa Maria falou sobre a eficácia das vacina, tendo em vista que o município recebe, atualmente, 4 tipos diferentes de vacina contra a doença (Coronavac, AstraZeneca, Pfizer, Janssen). Mesmo com suas diferenças, a secretária afirmou que todas as vacinas são testadas e que todas tem eficácia contra o vírus, além de que, cada pessoa possui diferenças no organismo, podendo ter ou não, reações ao tomar as doses.

Vacinação de dose única

Um ponto importante citado por Rosa, foi a vacina de dose única da Janssen, que serão aplicadas em caminhoneiros e pessoas em situação de rua, pois, essas pessoas transitam em pontos diferentes, sem previsão de volta , como, por exemplo, no caso dos caminhoneiros, que viajam por cidades e estados diferentes e podem acabar perdendo a data da segunda dose da vacina.

A secretária também falou sobre o avanço da vacinação na cidade, tendo aproximadamente 42% da população que tomou a primeira dose da vacina, e por volta de 11% da população, que já está imunizada com a segunda dose. A previsão é que sejam aplicadas de 3 de julho até final de agosto, 52 mil vacinas referentes à segunda dose para a população iguaçuense.

Vacinação no Brasil

Rosa Maria fecha a entrevista, com um recado sobre a notabilidade da vacina: “Importantíssimo tomar a vacina, a vacina salva vidas, e é a única coisa que nós temos nesse momento para por fim na pandemia. Então de verdade, que todo mundo, quando chegar sua idade tome a primeira dose da vacina e volte para tomar a segunda porque a imunização garantida mesmo, é coma as duas doses”.

Para saber sobre o agendamento e grupos de vacinação vá até alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou entre no site da prefeitura.

Penso não ser uma pessoa que saiba, mas que busca o conhecimento

Comentários

Deixe a sua opinião