Chuvas intensas na região de fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, bem como na bacia do Rio Iguaçu, deverão persistir ao longo da semana, com expectativa de uma pausa apenas na quarta-feira (1º).

Diante deste cenário, a Comissão Especial de Cheias (CEC) da Itaipu Binacional alerta às famílias atingidas pelas inundações, principalmente as do bairro paraguaio San Rafael, em Ciudad del Este, a não retornarem às suas residências até que a situação esteja sob controle. Importante ressaltar que, apesar das adversidades, a operação da usina Itaipu não sofreu impactos.

Desde o sábado (28), a CEC está em ação para monitorar o aumento dos volumes dos Rios Iguaçu e Paraná. Notavelmente, próximo à Ponte da Amizade, o Rio Paraná teve um aumento de quase 16 metros em comparação à sua média histórica, em consequência do represamento do Rio Iguaçu, que teve fortes chuvas.

Voluntários da Itaipu, sob coordenação da Assessoria de Responsabilidade Social da margem paraguaia, em cooperação com governos locais, mobilizaram-se para deslocar os afetados para regiões seguras. No Paraguai, cerca de 120 famílias foram impactadas. Já no Brasil, as infraestruturas do porto de areia do bairro Porto Meira e do Iate Clube Cataratas sofreram danos. A orientação é para que os ribeirinhos permaneçam atentos à situação.

VÍDEO: o maior fluxo da história arranca passarela das Cataratas do lado argentino

Para conter o avanço das águas do Rio Iguaçu, a Itaipu tem buscado reter o máximo de água em seu reservatório. A expectativa é que o vertimento ocorra a partir da quarta-feira (1º), após o recuo do pico da cheia.

inundações
Foto: Assessoria de Comunicação Social da margem paraguaia da usina

A monitorização dos níveis do Rio Paraná e da vazão do Rio Iguaçu é constante. A Itaipu Binacional emite boletins diários, disponíveis no link, e que são direcionados também aos órgãos de Defesa Civil dos dois países.

Os técnicos da Itaipu destacam a atipicidade das recentes chuvas. Estações de medição no Rio Iguaçu registraram mais de 280 milímetros em três dias, superando a média mensal de outubro, que é de 210 milímetros. A previsão aponta para mais chuvas intensas na quinta (2) e sexta-feira (3), o que pode elevar novamente os níveis dos rios.

Em um dado relevante, as Cataratas do Iguaçu tiveram um volume de água que chegou a ser 14 vezes maior do que a média usual. A sociedade é aconselhada a permanecer em alerta, seguindo as orientações da Comissão de Cheias.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Espaço Publicitário