Anúncio Publicitário.

O que fazer com a estrutura de um hotel que, de repente, fica vazio por conta da pandemia?

De algumas alternativas possíveis, os proprietários de um empreendimento hoteleiro de Foz do Iguaçu escolheram a solidariedade. Juntaram-se a um grupo de amigos, que chamaram outros amigos, e disponibilizaram as dependências e os funcionários para preparar alimentos e distribuir à população carente da cidade.

O projeto chama-se ‘Marmita Solidária’, começou a funcionar há cerca de duas semanas e até a última segunda-feira (27.04) já tinha distribuído 10,5 mil marmitas. Quantidade que cresce diariamente, chegando a 994 naquele mesmo dia.

“Estabelecemos o limite de 1000 marmitas diárias, para não exceder à capacidade do grupo e não baixar a qualidade do alimento servido”, conta um dos amigos que está à frente da iniciativa e que, como os demais, prefere não se identificar.

Os alimentos, assim como toda a estrutura física e humana necessária para viabilizar a ação são doados voluntariamente. As refeições são servidas no almoço e a perspectiva do grupo é manter a iniciativa durante o período crítico do isolamento social.

Entregando as marmitas

 

Entre os beneficiados com a alimentação estão dezenas de paraguaios acampados na Ponte da Amizade, impedidos pelo isolamento do país vizinho de retornar ao seu país. A iniciativa atende a locais como a ‘Invasão do Bubas’ – uma das regiões mais carentes de Foz, Vila C, Jardim São Paulo, Cidade Nova e Vila São Sebastião. Pessoas alojadas em cruzamentos também acabam sendo atendidas.

As entregas são feitas por meio de cadastramento de famílias carentes, uma organização que conta com a participação de lideranças comunitárias, as quais atuam na entrega diária dos alimentos. E é a organização que permite a sinergia entre as várias frentes de trabalho formadas por voluntários, envolvidos na entrega de quase mil marmitas em um mesmo dia.

“Temos equipe de controles e recepção de alimentos, de planejamento do cardápio diário – inclusive com nutricionista, equipe de cozinheira que prepara as refeições, equipe de montagem e equipes de entregas em diferentes locais, diariamente”, conta o organizador.

 

Fazendo as entregas das marmitas

 

As doações são recebidas no Hotel Foz do Iguaçu, onde os alimentos são preparados. Até agora, foram arrecadados 4,7 mil quilos de gêneros alimentícios, além de roupas, calçados, fraldas e cobertores, também distribuídos à população carente. O grupo recebe ainda doações em dinheiro (veja abaixo) e a prestação de contas sobre as entradas e saídas da arrecadação é compartilhada diariamente entre os integrantes da iniciativa.

Os recursos em dinheiro são utilizados na compra de alimentos e embalagens, sendo que até mesmo o transporte das marmitas é realizado com veículos e combustível custeados por voluntários. O trabalho assistencial diário tem apoio de empresas de diversos setores, entre eles do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Além do anonimato, os organizadores descartam vínculos com entidades ou conotações políticas à iniciativa. Divulgação mesmo, só para incentivar as doações. “Nosso foco é ajudar as pessoas que estão em condições muito vulneráveis neste momento. Sabemos que a ação não soluciona o problema em definitivo, mas faz a diferença para quem não tem comida na mesa”, destaca o organizador.

 

Distribuindo as marmitas

 

Precisamos de doações e de pessoas confiáveis e de coração aberto para ajudar”, complementa. Entre as necessidades atuais está a de mais veículos e equipes para o transporte das marmitas.

E qual a motivação para movimentar tantas pessoas e dar um aproveitamento prático e solidário para a ociosidade de um hotel?

“Foz do Iguaçu passa por um momento muito crítico, quando milhares de postos de trabalho formais e informais foram desfeitos” lembra o idealizador. “É comovente receber a gratidão das pessoas, manifestando o quanto um prato de comida faz a diferença”, afirma.

Serviço:
Doações ao Projeto “Marmita Solidária
Em alimentos: Hotel Foz do Iguaçu – fundos (Alameda Arinos, Centro), pela manhã
Em dinheiro: Banco do Brasil; Agência 0140-6; CC 180800-x ; em nome de Antonio Gonzalez Jr
Contato: (45) 98407-4455

 

Espaço Publicitário