O Parque Nacional del Iguazú, na Argentina, busca ser reconhecido pela Dark-Sky Association, tornando-se o primeiro lugar na América Latina a ter o céu escuro legalmente protegido e promovendo o astroturismo na região.

Bettymaya, representante da Dark-Sky, visitou Misiones, conforme relatado pelo portal La Voz de Cataratas, destacando que a proteção do céu escuro beneficia várias espécies, inclusive os seres humanos. “Essa atração tem potencial para atrair visitantes do mundo inteiro, gerando benefícios econômicos significativos para as cidades locais.”

Além do Parque Nacional, diversos outros locais estão qualificados para a certificação Dark-Sky. A proteção do céu escuro consiste em preservar áreas com baixa poluição luminosa, onde a escuridão se torna um valioso recurso educacional, cultural e paisagístico.

Cerca de 200 locais em todo o mundo já receberam essa certificação. Para que o Parque Nacional del Iguazú seja aprovado, passará por um processo que inclui a contagem das luzes, cores e quantidade de watts.

cataratas-foz
Nesta imagem temos o arco da Via Láctea cruzando o céu nas Cataratas do Iguaçu, passando do Brasil para a Argentina, no ângulo da fotografia. As pessoas que aparecem no retrato são alguns dos participantes do Curso de Expedição Fotográfica organizado pelo fotógrafo Victor Lima. Outro detalhe interessante acima da Via Láctea é Antares. Foto: Victor Lima.

O que é o Dark-Sky Association?

O Programa foi criado em 2001 para incentivar comunidades, parques e áreas protegidas a preservar e proteger locais escuros através de políticas de iluminação responsáveis e educação pública.

Até janeiro de 2023, 201 Dark Sky Places foram certificados no mundo, incluindo 115 parques, 38 comunidades, 20 reservas, 16 santuários, 6 locais urbanos noturnos e 6 empreendimentos amigáveis ao céu escuro. Consulte nosso mapa interativo para ver suas localizações.

A IDA certifica Dark Sky Places por meio de um rigoroso processo de inscrição, exigindo que os candidatos demonstrem apoio sólido da comunidade e cumpram requisitos específicos do programa de designação.

As candidaturas são avaliadas periodicamente por um comitê permanente da IDA, composto por especialistas em céu escuro e candidatos previamente bem-sucedidos. Atualizações regulares de status após a certificação garantem que os IDSPs mantenham seu compromisso com a preservação do céu escuro.

Após a certificação, a IDA colabora com os locais certificados para promover seu trabalho através de relações com a mídia, comunicação com os membros e mídias sociais. A certificação International Dark Sky Place aumenta a visibilidade dos locais designados e incentiva o turismo e a atividade econômica local.

Comentários

Deixe a sua opinião