O turismo internacional no Brasil atingiu um novo marco histórico: de janeiro a outubro de 2025, o país recebeu 7.686.549 visitantes estrangeiros, ultrapassando todo o volume de entradas registrado em 2024. O dado representa um crescimento de 42,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Estes números são a prova definitiva de que o Brasil voltou ao centro do turismo mundial. Superar o recorde histórico do país em apenas dez meses, sob a liderança do presidente Lula, é um feito extraordinário. Estamos no caminho certo para alcançarmos nossa meta de 10 milhões de turistas até o fim do ano”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Somente em outubro, foram 587.312 chegadas, 15,4% a mais que no mesmo mês de 2024. Os dados são da Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o crescimento consolida o turismo como força motriz da economia nacional. “Os números mostram que fecharemos o ano de 2025 com mais de 9 milhões de visitantes internacionais, consolidando o Brasil como o destino turístico que mais cresce no mundo em chegada de turistas”, afirmou.
Freixo também destacou a diversidade e o apelo sustentável do país: “Estamos colhendo os frutos de um Brasil que se mostra ao mundo como um destino diverso, sustentável, que oferece aos seus visitantes experiências cada vez mais desejadas.”
Entre os países que mais enviaram turistas ao Brasil, a Argentina lidera com quase 3 milhões de visitantes até outubro, seguida por Chile, Estados Unidos, Uruguai e Paraguai — este último com 421.886 turistas, crescimento de 14,2%.



.gif)