O Afroturismo é uma forma de turismo que se concentra na promoção e valorização da cultura, história e patrimônios afro-brasileiros e africanos. Esse tipo de turismo busca oferecer experiências que destacam as contribuições da cultura afrodescendente em diversas áreas, como música, dança, culinária, religião e tradições.
O Afroturismo também tem um forte componente educativo, proporcionando aos visitantes uma compreensão mais profunda das influências africanas nas sociedades locais. Ele pode incluir visitas a locais históricos, como quilombos, celebrações de festas tradicionais e eventos culturais que celebram a herança afro-brasileira.
Além de promover a cultura e a história, o Afroturismo também pode ajudar a gerar renda e emprego nas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a valorização da diversidade cultural.
No Brasil, cidades como Salvador possuem destaque pelo pioneirismo em Afroturismo, incentivando a população negra a viajar, desfrutar e explorar a cultura e paisagens de diversos destinos turísticos.
O governo federal do Brasil abriu recentemente uma consulta para realizar ações de incentivo ao Programa Rotas Negras, para valorizar a população negra e fomentar investimentos no turismo desse segmento juntamente com outras ações para estimular o turismo no Brasil, a iniciativa é uma iniciativa do Ministério de Direitos Humanos, que tem como objetivo a inclusão de turismo para negros nas políticas federais.
Para participar da consulta, é necessário clicar no link : https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/consultapublicarotasnegras/f/265/
Para dúvidas e mais informações:
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa




.gif)