No coração da Mata Atlântica, o Parque das Aves comemorou seus 31 anos de história no dia 7 de outubro, reafirmando sua missão de conservar espécies e conectar pessoas à natureza. Com mais de 10 milhões de visitantes desde a inauguração em 1994, o atrativo é o segundo mais visitado do Paraná, atrás apenas das Cataratas do Iguaçu.
Fundado pelo casal Anna-Sophie Helene e Dennis Croukamp, o Parque nasceu do amor por aves — uma paixão que começou na África e ganhou forma no Brasil. A história do local é marcada por coragem, resiliência e o envolvimento da comunidade iguaçuense, que foi fundamental para manter o espaço nos primeiros anos de funcionamento.


Hoje, são mais de 1.400 animais de cerca de 130 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção. Além do trabalho técnico e científico, o Parque é referência em educação ambiental e sensibilização dos visitantes para a importância da biodiversidade da Mata Atlântica.
“A história do Parque das Aves é construída todos os dias, por centenas de pessoas comprometidas com um propósito comum: salvar espécies e conectar pessoas ao mundo natural. Celebrar 31 anos é reafirmar esse compromisso com a sociedade e com as futuras gerações”, afirma Soraya Penzin, diretora institucional do Parque.
Uma festa para a comunidade e para quem faz o Parque acontecer
Para celebrar o aniversário, moradores de Foz do Iguaçu puderam visitar o Parque gratuitamente entre os dias 4 e 7 de outubro. A ação teve recepção especial feita por colaboradores, fortalecendo os laços com a comunidade que sempre apoiou a causa.
Internamente, hoje (7), os mais de 270 colaboradores serão homenageados com um almoço comemorativo e um bolo temático, em reconhecimento ao papel essencial que desempenham diariamente.
“O Parque das Aves agradece a todos os moradores de Foz do Iguaçu que participaram das comemorações dos 31 anos e a todas as empresas e instituições parceiras que apoiaram as ações comemorativas. A união entre o Parque e a comunidade fortalece a missão de proteger as espécies da Mata Atlântica e de inspirar um futuro mais sustentável para todos”, reforça Soraya.
O legado do Parque das Aves vai além do turismo. É uma história viva de dedicação, educação e amor à natureza que inspira gerações a cuidar do planeta — começando pelo nosso pedaço de floresta em Foz do Iguaçu.





.gif)