Foz do Iguaçu, conhecida por suas deslumbrantes Cataratas, tem mais um motivo para comemorar. A cidade foi a grande vencedora do Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), conquistando troféus nas categorias Inovação e Tecnologia e Gestão de Dados.

Publicidade

O prêmio, entregue durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) neste domingo (17), em Curitiba, destaca práticas notáveis em países como Brasil, Colômbia, Uruguai e Peru. A Rede Ibero-americana de DTI criou a premiação com o objetivo de motivar, promover e reconhecer destinos turísticos, empresas, startups e instituições que apresentam projetos contribuindo para a transformação e desenvolvimento dos Destinos Turísticos Inteligentes.

Cerimônia foi realizada no Memorial Curitiba.

Inovação

Na categoria Inovação, o projeto premiado foi a “Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência”. Desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu em parceria com o Sebrae Nacional e o Sebrae/PR, a iniciativa alinha-se à estratégia de DTI do Ministério do Turismo. O projeto mobilizou uma rede de agentes para apoiar gestores estaduais em ações vigentes e fomentar o desenvolvimento de novos produtos na cidade, melhorando o destino para moradores e turistas.

Segundo a consultora do Sebrae/PR Maisa Silvestre, o projeto incentivou a formalização de micro e pequenas empresas, ajudou a elaborar e implementar políticas de promoção do turismo sustentável, estimulou a criação de projetos artísticos e culturais, e fomentou a participação de vários atores, representando entidades de classes, associações, ecossistemas, conselhos e comitês.

Cronograma do projeto e resultados alcançados

Publicidade

O projeto, que teve início em meados de 2022 e concluído em dezembro de 2023, focou desde o princípio nas micro e pequenas empresas (MPE) da cidade. Os negócios do setor de turismo foram capacitados e acompanhados pelo Sebrae/PR para o desenvolvimento de novos produtos, rotas e roteiros turísticos que promovessem experiências para os turistas e melhorassem os resultados das pequenas empresas do Paraná, no território de Foz do Iguaçu e região.

Através de workshops, imersões e mentorias, os empresários foram incentivados a desenvolver produtos inovadores focados na experiência sensorial do turista e que tivessem um apelo comercial. A metodologia contou com uma análise inicial dos ativos do território, promoção de trocas e conexões entre os empresários do setor e, após uma série de encontros, a formatação dos novos produtos turísticos. Todos passaram por um processo de aplicação prática e validação para, posteriormente, serem comercializados para o mercado de Foz do Iguaçu e região.

Publicidade

Durante todo esse processo, além das empresas capacitadas, houve apoio e envolvimento da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo; do Conselho Municipal de Turismo; do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; dos representados pela governança em Destinos Turísticos Inteligentes; do Grupo de Trabalho Smart Cities; e da Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.

Como resultado, foram capacitadas 30 empresas e 25 novos produtos turísticos de experiência foram formatados. Um avanço que, de acordo com Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas e presidente do Conselho Municipal de Turismo, impulsionou os pequenos negócios e deu ainda mais espaço para que Foz do Iguaçu se destaque para além dos atrativos conhecidos.

O protagonismo de Foz do Iguaçu na premiação, de acordo com o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, André Alliana, reflete a parceria e a integração das instituições da cidade na promoção do destino, com a articulação de ações que beneficiam moradores e turistas.

A consultora Maisa Silvestre, enfatizou os agradecimentos. “Este reconhecimento reforça nosso compromisso com a inovação, sustentabilidade e excelência, inspirando-nos a continuar contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos negócios sempre com o objetivo de criar experiências turísticas autênticas e enriquecedoras. A vitória é de todos nós e reflete a colaboração e o esforço conjunto em prol de um turismo mais responsável, inclusivo, sustentável, inovador e significativo”, comemora.

Além de já ter conquistado o distintivo como cidade destaque DTI, Foz também recebeu, no ano passado, o selo ouro de ‘Boas Práticas em Cidades Inteligentes’, da plataforma Connected Smart Cities (CSC) e da Consultoria SPIn Soluções.

Outros Projetos

Foz do Iguaçu não se destacou apenas com o projeto “Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência”. A cidade também foi finalista com outros projetos notáveis, incluindo o “Sistema de Inteligência Turística de Foz do Iguaçu”, da Prefeitura Municipal, na categoria Governança Turística; “Foz Conhecendo Foz”, também da Prefeitura, na categoria Sustentabilidade Econômica e Competitividade; “CTI Acessível”, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na categoria Acessibilidade Turística”; “ConectaIGU”, também do PTI, na categoria Tecnologia e Gestão de Dados; e “Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes”, do Sebrae/PR, na categoria Governança Turística.

Além do projeto da Jornada, o projeto “Conecta IGU”, do PTI, na categoria Tecnologia e Gestão de Dados, também conquistou a primeira colocação. A lista completa com todos os vencedores está disponível no site oficial do prêmio: https://www.fi-di.com/premios-dti-la-ceremonia-de-entrega-y-los-ganadores/

No total, o Paraná teve 15 projetos entre as 16 categorias da premiação, que é uma das ações previstas na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI).

Esses projetos demonstram o compromisso de Foz do Iguaçu e do estado do Paraná com a inovação e a sustentabilidade no turismo, trabalhando para se tornarem destinos cada vez mais inteligentes e atraentes para turistas de todo o mundo. A cidade continua a se destacar, não apenas por seus atrativos naturais conhecidos, mas também por suas iniciativas inovadoras que melhoram a experiência dos visitantes e o desenvolvimento econômico local. (Com assessoria)

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião