Hoje, dia 13 de outubro, a cidade de Presidente Franco completa seu 92° aniversário de fundação.

Publicidade

A cidade foi fundada em 1929, por Don Vicente Matiauda, ​​próxima a Ciudad del Este. Ela se configura como um dos portos mais importantes da região, principalmente para o transporte de madeira e erva-mate.

Em 1974, Presidente Franco foi declarado um município de terceira categoria e, em 1979, foi declarado município de primeira categoria. Após vários anos de desenvolvimento e crescimento populacional, a cidade tornou-se a cabeceira de outros portos fluviais, como Puerto Indio, Hernandarias, Marangatú e Carlos Antonio López. 

Desde antes já desempenhava um importante papel comercial, devido ao fato de que diversos produtos comerciais, advindo do porto fluvial de Encarnación, entravam na cidade.

Tríplice Fronteira e Segunda Ponte

Quando se fala em Tríplice Fronteira vem à mente a formação das cidades de Foz do Iguaçu (BR), Puerto Iguazú (AR) e Ciudad del Este (PY). Mas talvez o que poucos saibam é que antigamente, antes da construção da Ponte Internacional da Amizade ligando o Brasil ao Paraguai, a Tríplice Fronteira era formada pelas cidades de Foz do Iguaçu (BR), Puerto Aguirre (AR) e Presidente Franco (PY), e a passagem era feita pelos rios Paraná e Iguaçu.

De acordo com o historiador Micael Alvino, quando a Ponte da Amizade foi inaugurada, em 1965, as pequenas cidades paraguaias deram uma freada em seu desenvolvimento e com isso Ciudad del Este, até então inexistente, cresceu consideravelmente, passando a ser a nova ligação terrestre entre Brasil e Paraguai.

“Até 1965, Presidente Franco era um porto em que se trabalhava muito com a madeira que era exportada para o Brasil e Argentina. Com a construção da Ponte Internacional da Amizade, cidades pequenas como Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco deram uma freada, pois a economia foi toda para Ciudad del Este por causa da ponte”, informa o jornalista Luis Cataldi Viedma, especialista em turismo e morador de Presidente Franco. 

Com o sucesso da Ponte da Amizade e com o grande fluxo de caminhões passando pelo centro de Foz do Iguaçu, viu-se a possiblidade e necessidade de construir uma segunda ponte, desta vez com a cidade de Presidente Franco, algo que retoma à origem de parte da Tríplice Fronteira.

Publicidade

Passeios turísticos

Saltos del Monday

Eles constituem um espetáculo natural notável que apresentam uma longa história, pois foi uma das estações do caminho pré-hispânico dos Guarani. Los Saltos, com mais de 40 m de altura, são formados por três grandes quedas principais com outras menores que caem perto da foz do rio Monday, um dos principais afluentes do rio Paraná. 

É um belo espetáculo que, com suas espumas brancas e o vapor causado pelo impacto das águas com as pedras e arbustos que circundam a imensa depressão do rio Monday, pode ser avistado de um sistema de mirantes e passarelas, advindos de um belo parque natural.

O parque é utilizado por turistas da região para piqueniques, caminhadas e acampamentos. Sua natureza é própria, com espécies únicas de flora e fauna, muito características e representativas da região florestal do antigo Alto Paraná.

Museu Moisés Bertoni

Monumento Científico Moisés Bertoni

O Museu Moisés Bertoni é um lugar único, onde é possível encontrar os trabalhos de pesquisa de Bertoni, sobre a rica flora paraguaia. O museu foi recentemente restaurado. Esta área protegida tem 199 hectares nos quais podem ser apreciados os legados do sábio Bertoni na botânica, zoologia, meteorologia, antropologia e outras ciências. 

O museu está localizado às margens do Rio Paraná. Na região, uma pequena área de Mata Atlântica do Rio Paraná está protegida, e existem algumas nascentes de água e cachoeiras. Também são realizadas pesquisas e ensaios agroflorestais experimentais, estimando-se que cerca de 60% das espécies vegetais foram introduzidas por Moisés Bertoni. Além do mais, a etnia Mbyá está situada no norte da região.

Marco das 3 Fronteiras

Marco das 3 Fronteiras lado paraguaio

O Marco das Três Fronteiras é um obelisco e ponto turístico localizado nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco referente ao local de divisa territorial respectivamente entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.


O Marco do Paraguai, Hito Três Fronteiras como é chamado, ainda é um lugar pouco conhecido e desconhecido por muitos, até mesmo pelos paraguaios. Inaugurado em 30 de dezembro de 1961, era abandonado e não tinha o menor cuidado na sua preservação e atenção merecida aos visitantes.

Em 2016 com a nova administração da cidade de Presidente Franco, o prefeito Sr. Roque Godooyque conseguiu apoio privado e público para revitalizar recuperando todo o Marco do Paraguai.

Rio Paraná

Na foz do rio Yguazú, ou Iguazú, está localizado o “Mirador”, de onde você pode ver os marcos da fronteira com as cores dos três países. Você também pode cruzar o rio de jangada até chegar à Argentina.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião