A nova Ponte da Integração, que conecta Foz do Iguaçu a Presidente Franco, está prestes a ser aberta ao tráfego. Em visita nesta segunda-feira (8), o governador do Paraná, Ratinho Junior, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, confirmaram que a estrutura entra em operação nos próximos meses.

A obra é considerada uma das maiores da América Latina em infraestrutura viária. Com 760 metros de comprimento e um vão-livre estaiado de 470 metros — o maior do continente —, a ponte impressiona pela engenharia e simboliza um novo capítulo nas relações entre os dois países.

Do lado paraguaio, os acessos estão prontos, incluindo uma nova aduana moderna. Peña chegou a entregar simbolicamente a chave da alfândega a Ratinho Junior. No Brasil, as obras da Perimetral Leste avançam para conectar a BR-277 diretamente à ponte. A nova rodovia terá 15 quilômetros de extensão, seis viadutos e duas aduanas.

“Estamos finalizando os acessos dos dois lados para entregar essa ponte histórica, que vai marcar a integração entre Brasil e Paraguai”, declarou o governador paranaense.

Publicidade

Financiada pela Itaipu Binacional, em parceria com os governos estadual e federal, a ponte recebeu investimentos superiores a R$ 500 milhões, incluindo a Perimetral Leste. Quando entrar em funcionamento, a estrutura será fundamental para desafogar o tráfego de caminhões da Ponte da Amizade, melhorando a mobilidade urbana em Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

“Brasil e Paraguai são países irmãos. Essa ponte, sonhada por muitos anos, já é realidade e em breve será liberada para todos”, afirmou o presidente Santiago Peña.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião