O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, fez uma visita de cortesia à Itaipu Binacional nesta segunda-feira, 16 de setembro, durante sua estadia em Foz do Iguaçu (PR). A visita, que marcou a primeira vez que Melnyk esteve na usina, incluiu uma recepção no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), um tour panorâmico e uma exploração do interior da usina.

Melnyk expressou grande admiração pela magnitude da Itaipu, descrevendo-a como uma “obra impressionante” e um exemplo brilhante da genialidade humana. “Quando a humanidade se propõe a construir algo desta escala, é verdadeiramente possível realizar grandes feitos”, afirmou o embaixador. Ele destacou a relevância do projeto para a Ucrânia, que, assim como o Brasil, tem a hidreletricidade como uma das principais fontes de energia, após a nuclear.

Após o tour, Melnyk teve uma reunião com o diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari. Durante o encontro, Delazari ressaltou a importância do diálogo e da troca de experiências, além de expressar a solidariedade da Itaipu com a Ucrânia frente ao conflito em curso. “Foi um prazer receber o embaixador Melnyk e compartilhar conhecimentos. Aproveitamos para demonstrar nossa solidariedade à Ucrânia em tempos tão difíceis”, disse Delazari.

Além das atividades protocolares, o embaixador Melnyk participou de um ato simbólico no Bosque dos Visitantes da Itaipu, onde plantou uma muda de jabuticaba (Plinia peruviana), uma espécie que ele declarou ser sua árvore brasileira preferida. “Cada árvore representa a esperança. Mesmo em meio à guerra e destruição, a vida precisa continuar. Estamos construindo o futuro, apesar dos desafios que enfrentamos”, afirmou o embaixador, refletindo sobre a importância de seguir adiante e manter a esperança viva.

Publicidade

Fonte: Assessoria Itaipu

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteiras.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião