Nesta quinta-feira (27), a prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Karla Galende, autorizou a implantação do programa Mãe Itaipuense. Inspirado no programa “mãe curitibana”, que é um exemplo de atendimento no Brasil e parâmetro de atendimento às gestantes na rede de atenção primária, o programa utilizará recursos exclusivos do município, representando uma conquista significativa para a população de gestantes. Os serviços especializados em obstetrícia e ginecologia serão oferecidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde.

Publicidade

A assinatura do decreto que institui o programa foi sancionada durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, com a presença de membros do conselho, do vice-prefeito Vanio Morona, secretários municipais, vereadores, diretores da Secretaria de Saúde e gestantes participantes do Mãe Itaipuense.

Para a prefeita Karla Galende, o Mãe Itaipuense representa um avanço das políticas públicas para garantir um atendimento mais acolhedor e seguro durante todas as fases da gestação. “Este é um momento fundamental na vida das mulheres, que buscam segurança e humanização durante todo o período gestacional. Ouvir os relatos das gestantes sobre o excelente atendimento nas unidades básicas de saúde do município reforça que estamos no caminho certo”, destacou a prefeita.

O secretário de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Fábio de Melo, enfatizou que o programa consolidará as ações já realizadas nas unidades básicas de saúde, fortalecendo a equipe com a presença de um obstreta. Esse profissional não apenas integrará as equipes técnicas, mas também será responsável pela capacitação e formação dos profissionais que atuarão no programa. Além disso, para agilizar diagnósticos mais precisos do desenvolvimento fetal, o obstetra contará com um aparelho de ultrassom portátil entre outras tecnologias.

Publicidade

“Já realizamos o acompanhamento das gestantes com médicos da rede pública, mas entendemos que podemos agregar mais qualidade a esse serviço. Este é um momento importante para nossa administração, que reafirma o compromisso da prefeita Karla Galende com a saúde das mulheres de Santa Terezinha de Itaipu”, comemorou o secretário.

Atendimento Humanizado

Ivonete Gomes, que iniciou sua gravidez na rede particular devido ao alto risco, elogiou o atendimento humanizado desde o posto de saúde. “O ultrassom é realizado na consulta pelo obstetra. Me sinto muito bem amparada”, afirmou Ivonete, que está atualmente com 37 semanas de gestação.

A paciente Andreia Pereira, em sua terceira gestação e acompanhando há sete meses no município, elogiou a rapidez no acesso a especialidades e exames. “O acolhimento é excelente”, disse Andreia, destacando a importância do atendimento gratuito que alivia o orçamento familiar.

Investimentos

Além do programa Mãe Itaipuense, a prefeita Karla Galende entregou um novo micro-ônibus à Secretaria de Saúde, investimento de R$ 570 mil realizado com recursos municipais. Santa Terezinha de Itaipu se destaca no Paraná por investir mais que o dobro do limite constitucional de 15% da arrecadação de impostos em saúde pública, conforme destacado pela gestora.

Publicidade
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteiras.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião