A Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar a vacinação para trabalhadores da Educação acima de 18 anos; e pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias) – todos também acima de 18 anos.
A aplicação das doses será feita entre terça (25) e quinta-feira (27) em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda. O agendamento já está disponível.
A Secretaria Municipal de Saúde está se organizando para um melhor atendimento à população e evitar aglomerações, com abertura de somente 20 vagas por hora na terça e na quarta-feira, e 10 vagas por hora na quinta-feira.
Clique aqui para agendar.
Chegada de novas doses da vacina Pfizer em Foz
A Prefeitura de Foz do Iguaçu recebe hoje (24), 9.360 doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. As doses começarão a ser aplicadas amanhã (25).
“Mais uma vez nos adaptamos e faremos uma força-tarefa para garantir que nenhuma dose seja perdida. A vinda da vacina da Pfizer para Foz do Iguaçu foi uma grande conquista, especialmente pela quantidade, que é a maior entre as nove cidades que receberão este lote. Então, faremos todo o esforço necessário para o aproveitamento”.
afirmou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo.
Esse é o primeiro lote da vacina enviado para Foz e o terceiro entregue pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado. O Paraná vai receber, ao todo, 39.780 doses do imunizante para continuidade do Plano Estadual de Vacinação.
Segundo a coordenadora de imunização do município, Adriana Izuka, a vacina da Pfizer exige cuidados específicos para conservação, além de prazos diferenciados, tanto no armazenamento como na aplicação.
“As doses virão descongeladas, o que significa uma durabilidade de até cinco dias. Quando as doses vierem congeladas, a Secretaria de Saúde utilizará o ultrafreezer cedido pela Unila. Cada frasco da Pfizer possui seis doses e deve ser diluído em soro fisiológico para aplicação, além da necessidade do conjunto de seringas específicos de 1 ml, que devem chegar ainda no final de semana”.
explica Adriana Izuka.
Os resultados dos estudos de fase 3 da Pfizer, envolvendo mais de 44 mil voluntários, mostraram que globalmente a eficácia da vacina contra a covid-19 foi de 95%, com esquema de duas doses. No Brasil, o Ministério da Saúde adotou um intervalo de 12 semanas (3 meses) entre as doses.
De acordo com a fabricante, os dados demonstraram também que a vacina foi bem tolerada, sendo que nenhuma preocupação séria de segurança foi observada.
Os trabalhadores que serão vacinados nesta etapa da campanha são os acima de 18 anos que atuam em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Informações Agência Municipal de notícias de Foz do Iguaçu.
Distribuição de doses no Paraná
Curitiba – 7.020
Ponta Grossa – 8.190
Guarapuava – 1.170
Foz do Iguaçu – 9.360
Araucária – 1.170
Campo Largo – 1.170
São José dos Pinhais – 4.680
Colombo – 3.510
Pinhais – 3.510
Total: 39.780 doses.


