O Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro no Brasil, é uma data de conscientização e reflexão sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer. Criado com o objetivo de informar a população sobre os fatores de risco dessa doença e promover ações que incentivem a detecção precoce, esse dia busca alertar sobre a relevância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção, como a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool.
O câncer, uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, abrange um conjunto de mais de 100 doenças diferentes que podem se desenvolver em diversas partes do corpo. Embora o diagnóstico de câncer muitas vezes seja temido, ele pode ser tratado com mais sucesso quando identificado em estágios iniciais. A conscientização sobre os sinais e sintomas do câncer e a importância de realizar exames de rotina são essenciais para salvar vidas. Além disso, a luta contra o câncer não se limita apenas ao diagnóstico, mas também ao apoio à pesquisa científica, ao financiamento de tratamentos e à oferta de suporte psicológico para pacientes e familiares.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer também destaca a importância da solidariedade social. Diversas campanhas são realizadas em todo o Brasil, com a participação de instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, com o intuito de reforçar a necessidade de políticas públicas de saúde mais eficazes e acessíveis, garantindo que todos tenham acesso a cuidados adequados.
Brasil
Segundo dados do Inca(Instituto Nacional do Câncer) o Brasil registrou em 2023, 704 mil novos casos de câncer notificados, os números são elevados e considerando os casos que estão em subnotificação, as neoplasias são umas das principais preocupações para profissionais de saúde no Brasil, considerando fatores internos e externos para o aumento da incidência dos casos de câncer no Brasil, além da necessidade do diagnóstico precoce, porque muitas neoplasias são assintomáticas no início e as pessoas costumam procurar ajuda médica em casos mais avançados como no caso de metástase, onde a doença acomete outros órgãos.




.gif)