O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou nesta quinta-feira (29), em São Paulo, a vocação econômica do Estado e seus diferenciais para a atração de investimentos nacionais e internacionais. A declaração foi feita durante a premiação Outliers InfoMoney, realizada no Teatro B32, que reconhece os principais destaques do mercado de fundos de investimento do país.

Publicidade

Durante sua participação, Ratinho Junior afirmou que o desenvolvimento sustentável do Paraná passa pela definição clara de suas prioridades econômicas. “Meu pai sempre falou: ‘filho, você tem que achar a tua vocação’. E eu sempre guardei isso. E se você parar para analisar, os países que deram certo, que deram salto qualitativo, social, econômico, eles acharam a sua vocação”, declarou.

Segundo o governador, ao assumir o governo em 2019, a estratégia foi posicionar o Paraná como um dos principais polos globais de produção de alimentos. “Quando eu assumi o governo em 2019, busquei encontrar a vocação do Estado. Resolvi transformar o Paraná no supermercado do mundo. Hoje, o Paraná é o maior produtor de alimentos por metro quadrado do Brasil”, afirmou.

Outro eixo destacado foi o investimento em infraestrutura logística, com foco em consolidar o Estado como hub estratégico da América do Sul. “O Paraná está no centro de 70% do PIB da América do Sul, que gira em torno de US$ 1,3 trilhão. Então, começamos a investir na modernização dos nossos portos. O de Paranaguá bateu no ano passado a meta para 2045, que é dada pelo Ministério de Infraestrutura: 73 milhões de toneladas”, disse.

Publicidade

Ratinho Junior também mencionou o programa de concessões rodoviárias e os avanços em outras áreas estruturantes. “Fizemos o maior programa de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, R$ 70 bilhões de investimentos em obras em seis anos. E fomos modernizando as demais áreas importantes, como ferrovias, e privatizando os nossos aeroportos com apoio do governo federal”, acrescentou.

O governador ressaltou ainda o ambiente de negócios do Estado, marcado por políticas de liberdade econômica. “Tudo isso fez com que o Estado passasse a ser uma atração de investimento para os investidores, dando liberdade econômica. Na semana passada, inclusive, saiu um ranking de liberdade econômica entre os Estados. E ficamos com o primeiro lugar”, destacou.

De acordo com ele, quase mil atividades econômicas no Paraná não exigem alvará de funcionamento e o tempo médio para abertura de empresas é de cerca de sete horas, podendo chegar a apenas 30 minutos em casos mais simples. “Isso atrai o investidor”, afirmou.

Ao longo de quase meia hora de conversa, Ratinho Junior também citou avanços na educação, que colocaram o Paraná no topo do Ideb, além dos resultados na segurança pública, com os menores índices de criminalidade dos últimos 20 anos.

Publicidade

O evento reuniu gestores, executivos do mercado financeiro e especialistas, ampliando o debate para além do setor de investimentos. O governador participou do painel “Quais cenários se desenham para o ano eleitoral brasileiro em 2026”, sendo entrevistado por Rafael Furlanetti, sócio e diretor de Relações Institucionais da XP.

A Premiação Outliers InfoMoney, conhecida como o “Oscar das Assets”, está em sua segunda edição e reconhece os destaques do mercado de fundos de investimento em 16 categorias, com base em critérios quantitativos, análises de performance e avaliações de especialistas. O objetivo é valorizar gestores com resultados consistentes, gestão de risco e visão de longo prazo.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião