Com tecnologia de ponta da alemã Carl Zeiss, o novo planetário do Governo do Paraná será instalado no Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, e promete revolucionar a forma como estudantes e visitantes se conectam com o universo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29), durante missão internacional na Alemanha, onde o governador Carlos Massa Ratinho Junior firmou a parceria que viabiliza o projeto.
O investimento total ultrapassa os R$ 84 milhões, sendo cerca de R$ 37,2 milhões destinados à aquisição do sistema de projeção — o Asterion Premium Velvet LED XI, um dos mais avançados do mundo. Com previsão de receber 140 mil visitantes por ano, o espaço contará com cúpula de 18 metros, auditório para 300 pessoas, áreas expositivas e observatórios com telescópios.
“É um projeto que reúne educação, ciência, pesquisa, tecnologia e turismo. Vamos revitalizar o grande Parque da Ciência, sendo que esse planetário será o maior e mais moderno da América Latina”, destacou Ratinho Junior.





A coordenação do projeto é da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária. O espaço será voltado ao ensino básico e superior, com foco em aulas práticas, formação de professores e estímulo à pesquisa científica.
“Para os estudantes, será uma oportunidade de ter aulas práticas e experiências que poucos países do mundo conseguem oferecer”, afirmou o governador.
Sustentabilidade também é destaque: o planetário será construído com madeira engenheirada, reduzindo emissões de carbono e ampliando a eficiência energética da obra.


O projeto também inclui a formação de docentes e transporte gratuito para estudantes da rede pública. A proposta é integrar ensino, turismo e inovação em um só lugar.
“É o maior e mais moderno planetário da América Latina, que vai somar muito à educação do Paraná”, reforçou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
As obras estão previstas para iniciar ainda em 2025. Além do planetário, todo o Parque da Ciência será revitalizado, com novas passarelas, acessibilidade, paisagismo e segurança.


.gif)