A maioria dos pais de alunos das escolas que integram o programa Parceiro da Escola, no Paraná, aprovam a mudança na gestão escolar. Segundo pesquisa realizada pela Radar Inteligência, 86,5% dos entrevistados consideram positiva a iniciativa no primeiro semestre de 2025. O estudo, encomendado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), ouviu mais de 2 mil pais em 15 Núcleos Regionais de Educação.

Publicidade

Outros dados reforçam a aceitação: 84,2% recomendariam o modelo a outros responsáveis e 92,2% reconhecem o cuidado da escola com seus filhos.

“O balanço semestral revela que o programa vem promovendo avanços concretos na gestão educacional do Paraná, como esperávamos na formatação original”, afirmou o secretário Roni Miranda.

Atualmente, 82 escolas são geridas por diretores concursados em parceria com instituições especializadas, como Apogeu, Tom Educação e Impulso. O objetivo é permitir que a equipe pedagógica foque no processo de ensino e aprendizagem, enquanto a parte administrativa fica sob gestão das parceiras.

Publicidade

Entre os destaques apontados pelos pais estão a redução de aulas vagas, a melhoria na estrutura física das escolas e a entrega de uniformes e materiais escolares. A pesquisa revelou que 97,9% consideram importante a entrega gratuita de uniformes e 91,4% avaliam positivamente os kits de ensino.

A análise dos dados mostra que o modelo é bem avaliado em diversas regiões do Estado, especialmente em Ponta Grossa, Toledo e Londrina. Internamente, os diretores também percebem melhorias: 99% avaliam positivamente a alimentação escolar e 95% aprovam a limpeza. Mais de 90% reconhecem a participação ativa dos gestores das empresas parceiras.

Inclusão também é prioridade. O Colégio Estadual Maria Montessori, em Curitiba, inaugurou uma Sala de Acomodação Sensorial para acolher estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Essa sala só foi possível porque nós temos o Parceiro da Escola”, destacou o professor Bruno Simão, idealizador do espaço.

Presente em 34 municípios, incluindo Foz do Iguaçu, o programa é fruto de uma lei estadual e segue em expansão como modelo inovador de gestão educacional.

Publicidade

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião