A Prefeitura de Ciudad del Este apresentou avanços significativos no Projeto Ciclovia, que visa construir mais de cinco quilômetros de trechos de pistas exclusivas para ciclistas. A obra, que tem como objetivo proporcionar uma alternativa de transporte sustentável na cidade, foi discutida em detalhes durante a quarta reunião realizada na sala do autarca no última sexta-feira dia 5 de janeiro.
Na ocasião, a equipe técnica multidisciplinar abordou aspectos fundamentais para o sucesso da iniciativa, destacando temas como segurança, conectividade, acessibilidade do percurso ciclável e os trechos que serão intervencionados para viabilizar as ciclovias.
Participaram da reunião representantes da instituição municipal, incluindo o Presidente da Junta Municipal, Vereador Víctor Torales, o Assessor Político, Daniel Mujica Pereira, o Diretor de Área Urbana, Eng. Flaminio Medina, a Coordenadora da Diretoria de Planejamento, Arquiteta Patrícia Milessi, o chefe da Divisão de Estradas, David Quiñonez, a Diretora da Usina de Asfalto, Noelia Arce, e os Assessores da Câmara Municipal, Rafael Portillo e Kevin Giménez.
Além dos representantes municipais, também estiveram presentes na reunião a aluna do 5º Ano de Arquitetura da UPE e designer, Nathalia Cattani, o Professor Diretor de Pesquisa Arquiteto Mario Uzeda, e os colaboradores Nicolás Bourgeois e Arquiteto Luis Vernazza, que é Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Ciudad del Este (CODELESTE).
Durante a reunião, ficou estabelecido que os trechos selecionados para a intervenção visando a implantação das Ciclovias são: Av. Bernardino Caballero, Av. Pioneros del Este, Av. Rogelio Benítez e Av. Los Yerbales. Nathalia Cattani Benítez, aluna do 5º ano de Arquitetura da Universidade Privada del Este, explicou que a escolha desses trechos se baseou no intenso fluxo de veículos e pedestres, na presença de instituições de ensino, na ligação com o centro da cidade e na proximidade de atrações como o Lago da República, o Parque Linear “Manuel Ortiz Guerrero” e o Parque Alejo García (antigo aeroporto).
“A implementação destas Ciclovias procura não só melhorar a mobilidade e agilizar o trânsito em locais estratégicos, mas também promover meios de transporte amigos do ambiente. Além disso, espera-se facilitar o acesso dos turistas ao centro da cidade, promovendo a exploração de vários aspectos da cidade e impulsionando o turismo local”, concluiu Nathalia Cattani. O avanço do Projeto Ciclovia representa um passo significativo para a promoção da mobilidade sustentável e a valorização do espaço urbano em Ciudad del Este. (Com Municipalidade de Ciudad del Este)




.gif)