César Torres tomou a medida devido à crescente violência na região de Ciudad del Este. A polícia promete conter a criminalidade.

Publicidade

Aumento expressivo nos índices de violência no Alto Paraná durante o primeiro bimestre do ano levou o governador César Torres a declarar “Emergência Departamental” por 30 dias, com possibilidade de prorrogação, através da Resolução nº 391/2024. O decreto visa conter a onda de criminalidade que assola a região, especialmente em Ciudad del Este.

O chefe do departamento compartilhou a decisão nas redes sociais, destacando a necessidade de agir diante da insegurança crescente. O documento lamenta os atos criminosos e compromete-se a solicitar a reação rápida dos órgãos públicos diante da comunidade entristecida.

A Resolução será comunicada ao Ministério do Interior, ao Poder Executivo e ao Comando da Polícia Nacional, visando uma resposta eficaz às preocupações locais.

Publicidade

A Polícia Nacional, liderada pelo Comissário Carlos Benítez, propõe uma abordagem de reengenharia institucional para combater o aumento da criminalidade. O plano inclui o envio de agentes especializados em prevenção e tática, reforçando os quadros locais para enfrentar a situação.

O comandante afirmou que a reestruturação estratégica está em andamento, com o novo diretor e chefe de Investigações alinhados aos objetivos propostos. Agentes de Prevenção e Investigação Criminal foram enviados, assumindo o georreferenciamento da conduta criminosa na área afetada.

O reforço de quadros locais com agentes especializados em prevenção, técnica e tática será significativo, concentrando esforços em três áreas impactadas. O comandante assegurou que o envio de agentes para o Alto Paraná não afetará a cobertura nacional da Polícia.

Diante das mobilizações anunciadas para segunda-feira em Ciudad del Este, a Polícia garante a segurança e o direito de manifestação. O comandante reafirma o compromisso de “mostrar a cara” para demonstrar o interesse da Polícia em reverter a crise de criminalidade na região.

Publicidade

O aumento da violência atingiu um ponto crítico, exemplificado pelo trágico assassinato de um comerciante no bairro San Isidro da CDE durante um violento assalto. Em resposta, o prefeito Miguel Prieto, anunciou o fechamento da prefeitura “até que a Polícia reaja”. A população aguarda medidas concretas e eficazes para restaurar a segurança na região.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião