Considerada a capital do comércio do Paraguai, Ciudad del Este vai completar 67 anos de fundação no próximo dia 3 de fevereiro. Em meio às atividades religiosas em homenagem a San Blas, padroeiro da cidade, e às celebrações civis, a jovem metrópole se destaca por seu crescimento vertiginoso e constante transformação.

Publicidade

Após enfrentar os impactos da pandemia, o movimento comercial se recupera, principalmente para setores de pequenas e microempresas, indústria e serviços. Entretanto, o comércio fronteiriço ainda lida com as consequências, substituindo alguns empregos perdidos por outros tipos de trabalho, e observa o fechamento definitivo de alguns estabelecimentos.

As atividades religiosas do dia do padroeiro San Blas envolvem novenas, missas diárias e eventos especiais. A cidade se prepara para um aniversário marcado por grandes eventos.

Foto: Municipalidade de Ciudad de Este

San Blas Run 2024

O clima ameno do quente verão paraguaio foi associado à grande festa atlética e solidária realizada neste domingo, 28 de janeiro, com a tradicional corrida de San Blas em comemoração aos 67 anos de Ciudad del Este, na modalidade corrida de asfalto.

Publicidade

As inscrições se esgotaram antecipadamente, totalizando 1.464 atletas em 30 categorias, resultando em 972 participantes oficiais. A distância prevista do percurso era de oito quilômetros e incluía distâncias infantis. O prefeito Miguel Prieto Vallejos foi mais um entre os atletas, participação que simbolizou o apoio municipal ao atletismo e ao esporte em geral, ao mesmo tempo em que incentivou a solidariedade fraterna, levando em consideração que cada atleta doou cinco quilos de alimentos não perecíveis que serão distribuídos a pessoas vulneráveis ​​e cozinhas comunitárias. Em troca dos pacotes de alimentação, os atletas receberam coletes e camisetas correspondentes. Um grande alvoroço foi vivido no momento da largada do Município de Ciudad del Este e durante toda a duração da competição que culminou com a premiação dos vencedores das diferentes categorias e idades de 14 a maiores de 65 anos.

Mais atrações

Além do turismo de compras, Ciudad del Este busca mostrar outros atrativos, como o Lago da República, o parque linear Manuel Ortiz Guerrero e o Museu El Mensú, que preserva a memória da cidade. A gastronomia diversificada, com pratos de várias culturas, também é um destaque.

Liliana Flores, da Direção de Turismo, destaca a criação de uma marca para promover Ciudad del Este como destino turístico em feiras nacionais e internacionais. A aposta inclui o turismo histórico no bairro Obrero, com uma rota de murais inspirados na história local.

Publicidade

O passeio de catamarã pelo Rio Paraná e o potencial para o turismo religioso, incluindo a reabertura da mesquita árabe, oferecem opções diversas aos visitantes. A cidade projeta ampliar suas ofertas, incluindo visitas ao templo budista com aulas de ioga e dança.

Ciudad del Este, aos 67 anos, não é apenas a capital do comércio, mas uma cidade em constante renovação, explorando suas diversas facetas para encantar visitantes e moradores. (Com informações da Municipalidade de Ciudad del Este e ABC Color)

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião