Quem já não ouviu falar dela? A União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (UOPECCAN) é uma entidade beneficente fundada em 12 de junho de 1991, por um médico oncologista e membro do Rotary Clube Cascavel Harmonia. A ideia era trazer para Cascavel e o Oeste do Paraná uma infraestrutura completa de diagnóstico e tratamento do câncer, à época disponível apenas nas capitais. O projeto contou com o apoio do Distrito 4640 do Rotary Internacional e, desde o início, sua diretoria foi composta por rotarianos.
Hoje, 31 anos após sua criação, a UOPECCAN é uma realidade impressionante. Com mais de 12 mil m² de área construída em Cascavel, inclui um complexo hospitalar e uma casa de apoio, oferecendo 108 leitos hospitalares, 18 leitos de UTI, incluindo 8 pediátricos, 5 salas de cirurgia, e salas de quimioterapia que atendem 35 pacientes simultaneamente. A unidade de Umuarama, com 18.183,37 m², atende diversas especialidades e conta com 201 leitos, 20 de UTI e 9 salas cirúrgicas. Há também uma unidade avançada em Medianeira, com 578,25 m², equipada com 20 leitos de quimioterapia, e uma unidade de transplantes em construção, bem como uma nova estrutura de hemodiálise.
Em três décadas, a UOPECCAN atendeu 2,6 milhões de pessoas, realizou 110 mil internações e 90 mil cirurgias, incluindo 140 transplantes de medula óssea e mais de 150 de fígado. É o único serviço do interior a realizar transplantes de medula óssea e de fígado. Atualmente, a entidade conta com 610 colaboradores e 110 médicos, e mantém um programa de residência médica.
Desde abril de 2000, a entidade oferece serviço de hotelaria na Casa de Apoio para pacientes e acompanhantes de outras cidades. As instalações incluem várias alas, uma sala de TV, biblioteca, quartos para até quatro pacientes e três acompanhantes, salão de confraternização e jardim. A casa é cuidada pelas irmãs franciscanas angelinas, que oferecem atenção e carinho aos hospedados.
O atual presidente da UOPECCAN é o rotariano Leopoldo Furlan. A comunidade continua a apoiar e contribuir com doações, garantindo a qualidade e humanização do atendimento.


.gif)