A alimentação saudável é um tema cada vez mais relevante. Observa-se um aumento no interesse por atividades físicas e dietas equilibradas. Em geral, os desafios nutricionais estão mais ligados à qualidade do que à quantidade dos alimentos. A falta ou o excesso de certos nutrientes impactam significativamente a saúde.

Publicidade

O corpo humano, em constante processo de formação e renovação, interage com o ambiente, elimina substâncias nocivas ou desnecessárias e absorve da natureza elementos perdidos pelo desgaste contínuo e consumo energético. Cerca de quarenta elementos ou substâncias são trocados e repostos de maneira dinâmica e constante, incluindo carboidratos, gorduras, proteínas, oligoelementos e vitaminas.

Alimentos industrializados frequentemente contêm substâncias químicas desnecessárias e prejudiciais, sendo muitas vezes deficientes em nutrientes essenciais como minerais, vitaminas específicas e aminoácidos, além de excesso de gorduras, carboidratos, agrotóxicos, hormônios e outras químicas nocivas.

A carência nutricional pode ser causada por uma dieta inadequada, problemas de mastigação, digestão ou absorção. Suas consequências incluem anemia, osteoporose, redução da imunidade e vigor físico. Sinais de deficiências nutricionais incluem problemas de pele, queda de cabelo, sonolência excessiva, fraqueza, estafa e unhas quebradiças.

Publicidade

Uma dieta equilibrada e diversificada é a melhor prevenção. Lembre-se que a energia do nosso organismo é suprida pelos carboidratos. Na sua ausência, o corpo utiliza as reservas de gordura e, eventualmente, os aminoácidos das proteínas, que são fundamentais para a estrutura óssea e muscular. Vitaminas e minerais são essenciais para as reações químicas do metabolismo.

O mais recomendável é fazer três refeições ao dia, com pequenos lanches nos intervalos.  Se a dieta for rica em frutas, verduras, legumes e grãos, será menor a chance de haver carências de vitaminas e sais minerais.

A suplementação pode ser necessária em casos de alimentação inadequada ou problemas de mastigação, digestão e absorção. O consumo de álcool, refrigerantes, sucos industrializados, bolos e biscoitos recheados deve ser limitado, preferencialmente uma vez por semana. O sal também deve ser usado com moderação.

Por outro lado, recomenda-se beber pelo menos dois litros de água por dia. É  ela que leva os nutrientes a todas as células do nosso corpo. O médico é a pessoa mais indicada para determinar se deve ser reposto ferro, cálcio, magnésio, zinco, Vit. do Complexo B, vitamina D. Os complementos alimentares naturais são sempre melhores que os artificiais.

Publicidade

Cuidados alimentares promovem saúde e qualidade de vida. Suplementos naturais são preferíveis aos artificiais. A manutenção é importante também na saúde. Caso contrário ela deteriora e nos expõe mais facilmente às doenças.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Membro emérito da Sociedade Brasileira de Cancerologia e Mastologia. CRMPR-7093.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião