Do que somos feitos? O que a alimentação tem a ver com meu sono? Como o sol afeta nossa vida? As respostas para esses questionamentos e muitos outros estão em uma série de vídeos produzidos pela equipe da área de Ciência e Educação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e disponibilizados no canal oficial da instituição no YouTube (youtube.com/ptibrasil).

Publicidade

O objetivo dos conteúdos é complementar o aprendizado de alunos 4º e 5º ano do ensino fundamental I.

Os materiais estão de acordo com o Conteúdo Programático para as séries propostas e abordam diferentes temas de forma lúdica e com atividades experimentativas. Entre os tópicos abordados estão o sistema solar, reino animal, energia, sistemas do corpo humano, além de assuntos relacionados à qualidade de vida como alimentação e saúde mental.

Segundo a gerente da área Ciência e Educação, Andrea Pavei, investir na educação básica é o primeiro passo para transformar conhecimento em ativos no futuro.

Publicidade

“Atuamos com metodologias ativas pensando na preparação desses estudantes para que, no futuro, possam transformar esse conhecimento adquirido em tecnologias, empreendimentos e inovações”, explicou Andrea.

Metodologias ativas trabalham de forma ampla, colocando o aluno como protagonista e transformador do aprendizado. Nesse processo, o educador atua como o orientador e facilitador do conhecimento. Esse método visa o desenvolvimento da autonomia e a participação integral dos alunos, potencializando o processo por meio da significação do ensino com foco em situações reais.

Todos os vídeos estão disponíveis publicamente e podem ser utilizados, assim como os materiais complementares, por professores, pais e comunidade em geral. Também é possível interagir, tirar dúvidas e compartilhar resultados com a equipe de Educação do Parque Tecnológico através do e-mail [email protected].

Acesse aqui a playlist do 4º ano (https://bit.ly/3n1jbZR).

Já as atividades do 5º ano estão publicadas neste link (https://bit.ly/3kZkS8D).

Publicidade
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião