O publisher da 100fronteiras, Denys Grellmann, está na avenida Faria Lima, na sede da Google, participando do Hackathon Codesinfo, evento voltado ao desenvolvimento de soluções com inteligência artificial aplicadas ao jornalismo. A iniciativa foi organizada e realizada pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, com apoio financeiro do Google.
A coordenação técnica do hackathon foi liderada pelo jornalista Pedro Burgos, professor do Insper, membro do Projor e fundador da Co.Inteligência, consultoria especializada em inteligência artificial. Durante as oficinas e a etapa prática do evento, foram utilizadas ferramentas como NotebookLM, Antigravity e Lovable, com instruções e recursos voltados à aplicação direta em projetos jornalísticos.
A programação do hackathon foi dividida em dois momentos principais. Hoje, pela manhã, os participantes acompanharam uma sequência de atividades com apresentação de contexto, tendências de IA no jornalismo, casos do Codesinfo e um laboratório prático sobre o uso das ferramentas em iniciativas de comunicação. No período da tarde, o foco será a prototipagem, com equipes testando técnicas e fluxos de trabalho, desenvolvendo storyboards, mockups e cadeias de prompts. O processo conta com mentoria circulante e espaço para revisão de dúvidas, encerrando com apresentações finais dos protótipos desenvolvidos.
De acordo com a proposta do evento, a expectativa é que os protótipos criados sejam, sempre que possível, inspirados nas propostas que as organizações participantes submeteram ao Codesinfo, aproveitando o hackathon como um passo concreto na direção desses projetos.
“Estamos fortalecendo um ecossistema de inovação jornalística no Brasil, em que as redações não apenas adotam tecnologia, mas também a desenvolvem de forma colaborativa e aberta. Essas soluções têm o potencial de ser replicadas por outras organizações, ampliando o impacto do jornalismo de qualidade”.
presidente do Projor, Sérgio Lüdtke

O Projor é uma instituição criada para fortalecer o jornalismo brasileiro e sua função pública. Fundado por Alberto Dines em parceria com Carlos Vogt, o instituto está ligado a iniciativas como o Observatório da Imprensa e o Atlas da Notícia, projetos voltados à crítica qualificada do jornalismo, ao fortalecimento da imprensa local e ao mapeamento de veículos produtores de notícias no Brasil.
O convite a participação de Denys Grellmann no Hackathon Codesinfo reforça o interesse da 100fronteiras em acompanhar tendências e debates que impactam o jornalismo contemporâneo, especialmente em temas ligados à inovação, tecnologia e novas práticas de produção editorial.




.gif)