A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou neste sábado (20) o Projeto de Lei nº 324, que garante avanços na carreira das merendeiras da rede municipal de ensino. A medida representa uma conquista importante para a categoria, com efeitos previstos para 2026, e beneficia também outros servidores públicos.

A proposta altera a Lei nº 5.198/2022, elevando as referências salariais dos cargos de Merendeiro(a) Escolar, Motorista de Transporte Escolar e outras funções do quadro da Educação Básica. Na prática, isso permitirá progressões mais justas ao longo da carreira. O impacto financeiro da medida está estimado em R$ 1,93 milhão ao ano, a partir da sua aplicação.

A aprovação unânime dos parlamentares veio após um ano de diálogo entre representantes da categoria, vereadores e o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sinprefi). “A importância do trabalho dessas pessoas que alimentam diversas crianças nas escolas e CMEIs do município” foi destacada pelo vereador Adnan El Sayed (PSD), reconhecendo a mobilização das servidoras e do sindicato.

Além das merendeiras, também foram contempladas com melhorias nas referências salariais as categorias de motoristas de veículos pesados, profissionais da saúde bucal, técnicos em Tecnologia da Informação e técnicos desportivos. O Projeto de Lei nº 325/2025 tratou das atualizações específicas para esses cargos.

Publicidade

“A categoria antes estava extinta, foi recriada e hoje a conquista das referências é importantíssima”, lembrou a vereadora Marcia Bachixte (MDB). Já a vereadora Anice Gazzaoui (PP) ressaltou: “Hoje o salário desses trabalhadores é injusto e os profissionais que estão sendo contemplados são merecedores”.

Segundo o Sinprefi, a mudança foi aprovada por unanimidade em assembleia realizada no dia 12 de dezembro, mas a entidade segue em negociação para que o cargo de merendeiro seja definitivamente incluído no plano de carreira da educação.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião