Foz do Iguaçu avança no uso de tecnologia aplicada ao planejamento urbano com um projeto inédito do Itaipu Parquetec. Apresentado durante o Latinoware 2025, o estudo desenvolveu uma ferramenta de Inteligência Artificial capaz de gerar, de forma automatizada, propostas completas de loteamentos residenciais. A inovação integra o Projeto Moradias da Itaipu Binacional e marca um novo capítulo no uso da IA em políticas públicas de habitação social.

A pesquisa partiu de um desafio frequente nas cidades brasileiras: o tempo e a complexidade para projetar manualmente novos loteamentos, levando em conta questões legais, técnicas e ambientais. Com apoio de redes neurais generativas, o grupo criou um sistema que aprende padrões urbanos a partir de mapas em AutoCAD e propõe, em minutos, alternativas de organização do espaço urbano.

“A técnica permitiu ao sistema aprender padrões complexos presentes nos dados urbanos, como a disposição das ruas e dos lotes, possibilitando a criação automatizada de propostas urbanísticas”, explica Milena Lucas dos Santos, pesquisadora do Centro de Tecnologias Aplicadas do Parquetec. Segundo ela, a ferramenta atua como apoio técnico para projetistas, acelerando análises e decisões nos estágios iniciais de planejamento.

Um dos coautores, Érick Oliveira Rodrigues, destaca o desafio de adaptar tecnologias originalmente criadas para outras áreas ao contexto do urbanismo. “Quando uma solução inédita dá certo, ela gera vantagem, potencial de retorno, além de ajudar a sociedade em que vivemos”, afirmou.

Publicidade

Mais que inovação tecnológica, o projeto reforça o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento sustentável. “Socialmente, nossa contribuição está em propor soluções tecnológicas que otimizem tempo e recursos públicos, apoiem políticas habitacionais e reforcem o direito à moradia digna, alinhado ao ODS 11”, completa Milena.

Para a gerente do Centro de Arquitetura e Engenharia da Itaipu Parquetec, Julia Granzotto Borges Teixeira, o Projeto Moradias se consolida como uma plataforma de inovação. “Ver o Moradias gerar conhecimento, ferramentas e novas possibilidades para além das casas construídas é testemunhar o verdadeiro papel do Itaipu Parquetec em transformar conhecimento em bem-estar social.”

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião