A partir de 2 de outubro, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu entra em uma nova fase. A homologação da pista ampliada, agora com 2.705 metros de comprimento, permitirá a operação de voos mais longos, inclusive intercontinentais, colocando a cidade em um novo patamar de conectividade aérea.
O investimento de R$ 53 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná e Itaipu Binacional, torna o terminal ainda mais estratégico para o turismo e a economia regional. “É uma notícia espetacular. Fizemos as obras antes da concessão […] Agora a homologação garante voos sem restrições aos Estados Unidos, por exemplo”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Com a ampliação, o aeroporto passa a receber aeronaves de maior porte, aumentando a capacidade de passageiros e cargas, e fortalecendo o potencial de Foz do Iguaçu como porta de entrada do Brasil na Tríplice Fronteira. “Será uma porta de entrada ainda maior para turistas brasileiros e estrangeiros […] inclusive com voos intercontinentais”, destaca Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
A concessionária Movida, atual administradora do terminal, já investiu mais de R$ 396 milhões em melhorias, como nova área de check-in, sala de embarque internacional e novos pátios para aeronaves.
No acumulado do ano, mais de 1,4 milhão de passageiros passaram pelo terminal de Foz do Iguaçu. A cidade segue como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com mais de 3,3 milhões de visitantes registrados em 2025. “Temos muito orgulho de estar crescendo cada vez mais na atração desses turistas”, ressalta Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.




.gif)